Cozinha Prática: vai ter linguiça no pê-efe do dia

Cozinha Prática: vai ter linguiça no pê-efe do dia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de maio de 2017



Desperdício é uma questão na cozinha. Quem nunca perdeu uma hortaliça na gaveta de legumes da geladeira? Mesmo quando a gente pensa o cardápio da semana e compra tudo na medida, pode ter de lidar com essa inconveniência. Um jeito bem esperto de evitar o desperdício de legumes, raízes e verduras é abusar do congelador – só não vale servir cru, depois é do congelador pra panela.


Veja aqui ideias de seletas de legumes caseiras



O repolho, que rende tantos preparos, é o ingrediente da vez no Cozinha Prática. E não apenas vou mostrar receitas saborosas com ele, como vou apresentar uma das minhas sopas favoritas. (E ela pode ser feita com repolho congelado.)


Um, dois, feijão com arroz

Antes, porém, conto do pê-efe do dia. Tem arroz no congelador? Você vai aprender a reaproveitar em grande estilo. Em vez de esquentar, passe o arroz pela frigideira com azeite e cebolinha picada fininho. O arroz vai descongelar e dourar e, ao mesmo tempo, ganhar um sabor fresco. Fica com jeitão de preparo novo e, o mais importante, variado.


O feijão leva gengibre no refogado de cebola e alho. Uma colherinha de nada da raiz fresca e ralada basta para dar ares novos ao feijão carioca de sempre. Esses sabores, da cebolinha e do gengibre, vão combinar perfeitamente com a carne do pê-efe que vai sair no final do episódio: uma linguicinha toscana aperitivo, com cebola e tomatinho, que ainda por cima é flambada na cachaça. Papai do céu, que delícia! No prato ainda entra um gomo generoso de repolho grelhado – um jeito nada comum de preparar a verdura, mas que você vai adotar de vez depois de aprender a fazer no programa.


Na volta da feira

Repolho vale o investimento, já que rende bastante e se transforma em preparos saborosos e surpreendentes. Em gomos grandes, o repolho é grelhado e ganha molho de azeite com caldo de limão pimenta dedo-de-moça – acompanhamento picante para dar uma chacoalhada no pê-efe! Em fatias grossas, vai para o forno com bacon e tomilho – sai perfumado e muito saboroso. Em quadrados, o repolho vai para a panela com músculo, arroz e legumes aromáticos, que formam um caldo caseiro perfeito para o preparo, uma sopa reconfortante, que ainda ganha gremolata (raspas de limão, alho e salsinha) por cima. Pelamor! Você não pode deixar de provar essa sopa. Pensando bem, não sei se esse repolho vai durar tanto tempo assim na sua geladeira depois desse episódio...


As receitas do programa

Pê-efe de linguiça acebolada e repolho grelhado

Arroz frito com cebolinha

Feijão com gengibre

Linguiça flambada na cachaça

Repolho grelhado

Repolho assado com bacon

Sopa de repolho com músculo

O que vesti no episódio

Blusa: Spezzato.

Cinto: Mob.

Jeans: acervo pessoal.

Bracelete: acervo figurinista.

Brincos: Central de Designers.

Sandálias: Laiá Shoes.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.