Marmita de chef: pernil oriental com acelga marinada

Marmita de chef: pernil oriental com acelga marinada
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de junho de 2022


Costumo dizer que nesses mais de 20 anos trabalhando com cozinha e acompanhando de perto a evolução dos hábitos alimentares, já vi muita moda na cozinha. Dietas, receitas, ingredientes: tem tendência de todo tipo. Mas uma coisa nunca sai de moda: reaproveitar as sobras, tirar o máximo dos alimentos que você comprou.

Neste episódio de 'Marmita de chef', o pernil desfiado, bem suculento, com temperos orientais é carro-chefe, mas você vai ver como transformar um maço de acelga em muitas refeições com as sobras planejadas. E, claro, com combinações de sabor bem diferentes, assim você não chega no fim da semana com bode da acelga!

Tudo sobre a temporada

Receita do dia: pernil oriental na pressão com acelga marinada com shoyu e gengibre e arroz frito com cenoura e cebolinha

A cozinhança vai começar com o pernil oriental na pressão, aquele método sem erro, rápido, que rende uma preparação bem suculenta e saborosa. O toque oriental fica por conta de uma mescla coreana de temperos que inclui anis-estrelado, canela, pimenta e alho.

Pra reforçar o clima de viagem ao Oriente, a acelga vai marinar numa mistura de shoyu com gengibre ralado: fica macia e intensa.

As sobras de arroz passam pela frigideira pra ganhar aquele tom dourado e o toque crocante bem típico do arroz frito.

Além da porção extra que vai pro desafio 'Marmita de chef', aproveitei pra branquear o maço inteiro da acelga. Assim, já branqueada, ela dura três dias na geladeira e você ganha um atalho pra refeições rápidas e incríveis.

Com as sobras planejadas você não precisa cozinhar do zero a cada refeição. E, de quebra, vai planejando o cardápio da semana de maneira bem orgânica

Marmita de chef: sanduíche de pernil acebolado com maionese de acelga, por Renata Vanzetto

Fazia tempo que eu queria receber a chef Renata Vanzetto no Estúdio Panelinha! Adoro os restaurantes dela e fiquei muito feliz quando ela topou participar do desafio Marmita de Chef. A Renata passeia muito bem pelos sabores orientais. Sem falar nos sanduíches incríveis que ela cria – não é à toa que incluí uma baguete nos ingredientes que poderiam ser usados pra montar uma marmita com as sobras do pernil.

Pra mudar totalmente os sabores, ela preparou uma maionese com a acelga – e bastante coentro. Inspirada pelos clássicos sanduíches de pernil das madrugadas paulistanas, ela retemperou a carne com cebola. Coisa boa demais! Uma marmita-sanduíche com sabores brasileiros e orientais, a assinatura da chef! Arrasou, Renata!

Veja aqui a receita do sanduíche de pernil da chef Renata Vanzetto

Sobras planejadas

Na primeira parte do programa, usamos metade do maço de acelga branqueada. Com a outra metade, vou mostrar preparos expressos para resolver mais duas refeições da semana.

O rolinho grelhado de acelga, arroz e pernil fica pronto em minutos e é ideal para transformar sobras. Você junta o que tiver e manda pro recheio! Aqui fui de arroz branco com a sobra do pernil do programa e um toque de coentro e gergelim pra não ficar com gosto de repeteco.

E depois de tantos sabores asiáticos, mostro uma acelga gratinada com mostarda que tem sotaque bem francês. É assim: variando as combinações de sabor, todo preparo ganha cara de novidade.

Cozinha Prática Marmita de Chef vai ao ar segunda (20), às 20h45.