Marmita de chef: Wrap de tortilha de banana-da-terra com arroz sete grãos e agrião, por José Barattino

Marmita de chef:  Wrap de tortilha de banana-da-terra com arroz sete grãos e agrião, por José Barattino
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de junho de 2022


Mal dá para acreditar na transformação que o chef José Barattino promoveu para preparar este wrap! Se você acompanha o programa já conhece o Barattino. Ele preparou um estrogonofe vegano de cogumelos no Cozinha Prática Novos Ares, lembra? Barattino, que é chef do Homa, é um dos maiores craques no uso de vegetais na cozinha. Por isso, quis dar para ele o desafio de transformar nosso nhoque de banana em uma marmita de chef.

Cozinha Prática Marmita de Chef

E, olha, ele arrasou! Usou os nhoques para preparar tortilhas e fazer um wrap. O pesto ajudou a temperar um arroz sete-grãos com erva-doce (delícia to-tal) para o recheio. Ele ainda usou o talo do agrião picado fininho para dar um cróc. O toque da erva-doce no arroz é genial: ela muda totalmente o sabor do conjunto, assim não fica aquela marmita com gosto de repeteco. E sem dar trabalho a mais: é só incluir a erva-doce na água do cozimento do arroz. Repertório é tudo, né? Nota 10, Barattino!

Veja tudo sobre o episódio Nhoque de banana

Wrap de tortilha de banana-da-terra com arroz sete grãos e agrião


Rende 4 porções


PARA AS TORTILHAS


1 xícara (chá) de nhoque de banana-da-terra

1⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo

⅓ de xícara (chá) de fubá

25 g de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (chá) de água morna

farinha de trigo para polvilhar a bancada

  1. Coloque os nhoques no miniprocessador e adicione 2 colheres (sopa) de água. Bata até formar um purê firme — caso necessário, vá adicionando mais água aos poucos, de colher em colher, para atingir o ponto.
  2. Numa tigela grande, disponha o purê de banana, adicione a manteiga e misture bem com uma espátula. Junte a farinha de trigo, o fubá e misture com a espátula para incorporar. Acrescente a água morna aos poucos, amassando com as mãos, até a massa ficar lisa, macia mas sem grudar nas mãos — atenção, a quantidade de água pode variar; adicione aos poucos.
  3. Modele a massa numa bola, embale com filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes do recheio.
  4. Com uma espátula de padeiro (ou faca) corte a massa em 6 porções. Polvilhe com farinha de trigo a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma porção da massa formando um disco fino, de cerca de 25 cm de diâmetro — polvilhe com farinha embaixo e em cima da massa durante o processo para não grudar.
  5. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque o disco de massa e deixe tostar por cerca de 2 minutos, até levantar pequenas bolhas e dourar a base. Com uma espátula, vire a massa para dourar o outro lado por mais 1 minuto. Transfira para uma gradinha (se preferir, coloque a tortilha sobre a grade do fogão para que o ar circule melhor e para evitar a formação de vapor, que pode umedecer o disco) e repita a operação com o restante da massa.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM


¾ de xícara (chá) de arroz sete grãos

1 cenoura

½ xícara (chá) de molho pesto de agrião

4 talos de agrião (opcionais)

12 folhas de minialface-romana

½ colher (chá) de sementes de erva-doce

azeite a gosto

sal a gosto

  1. Numa panela média, coloque o arroz, cubra com 1 litro de água, adicione 1 colher (chá) de sal, a erva-doce e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até os grãos ficarem macios.
  2. Descasque e corte a cenoura ao meio no sentido da largura. Corte cada metade no sentido do comprimento e fatie as metades em tirinhas. Fatie fino os talos de agrião.
    Assim que estiver cozido, passe o arroz por uma peneira para escorrer bem a água e transfira os grãos para uma tigela.
  3. Adicione o agrião fatiado ao arroz, junte metade do molho pesto e misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  4. Para montar os wraps: coloque uma porção do arroz com pesto no centro da tortilha; disponha tirinhas de cenoura sobre o arroz e cubra com duas folhas de minialface-romana. Enrole o wrap sobre o recheio, dobre as pontas para dentro e continue enrolando até o fim. Sirva a seguir com o restante do molho à parte.

VAI SOBRAR!

Esta quantidade de nhoque é suficiente para preparar 6 tortilhas. E o recheio é suficiente para 5. Você pode guardar a tortilha extra para o lanche – e comer tostadinha com manteiga.