Marmita de chef: nhoque de banana-da-terra

Marmita de chef: nhoque de banana-da-terra
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de junho de 2022


Se você tivesse banana-da-terra e agrião pra estrelar a refeição, o que faria? Eles podem não ser candidatos óbvios de um almoço supimpa, porém, quanto mais a gente se exercita na cozinha, mais os ingredientes ganham versatilidade. Olha que delícia esse nhoque de banana-da-terra com pesto de agrião que preparo no Cozinha Prática Marmita de Chef desta segunda (13). Ele prova que aprender a cozinhar ajuda a ampliar os horizontes e entender os ingredientes de outro jeito. A seguir, conto todos os detalhes e receitas do episódio.

Tudo sobre a temporada Marmita de Chef

Receita do dia: nhoque de banana com pesto de agrião

Facílimo de preparar, esse nhoque de banana-da-terra fica com um toque adocicado que contrasta com o ardidinho do pesto de agrião. A combinação é incrível! O preparo do nhoque é ideal para chamar a criançada para a cozinha, eles ajudam a cortar a massa e assim já vão pegando o jeito da coisa.

cozinha é responsabilidade da casa. É fundamental envolver todo mundo no preparo das refeições.

O pesto de agrião, além de ser ótimo para contrastar com alimentos adocicados e trazer um brilho para preparos mais neutros, sai mais em conta do que a receita tradicional, com manjericão. E ainda rende que é uma beleza! Aliás, assim como o seu tempo, quando você incorpora as sobras planejadas na rotina.

Além do pesto que vai sobrar, vamos assar três bananas a mais. Sem falar da sobra de nhoque e molho que vai para o desafio Marmita do chef!

Marmita do chef: wrap de tortilHa de banana

Se você acompanha o progama já conhece o chef José Barattino. Ele mostrou o preparo de um estrogonofe de cogumelos no Cozinha Prática Novos Ares, lembra? Barattino, que é chef do Homa, é um dos maiores craques no uso de vegetais na cozinha, por isso quis dar para ele o desafio de transformar nosso nhoque de banana em uma marmita de chef.

Ele arrasou! Os nhoques viraram tortilla para fazer um wrap. O pesto ajudou a temperar um arroz sete-grãos com erva-doce (delícia to-tal) para o recheio. Ele ainda usou o talo do agrião picado fininho para dar um cróc.

O toque da erva-doce no arroz é genial: ela muda totalmente o sabor do conjunto, assim não fica aquela marmita com gosto de repeteco. E sem dar trabalho a mais: é só incluir a erva-doce na água do cozimento do arroz.

Repertório é tudo, né? Nota 10, Barattino!

Veja a receita de wrap de tortilha com arroz sete grãos e pesto de agrião

Sobras planejadas

As bananas que assamos a mais são as estrelas do terceiro bloco do programa! Uma parte vira purê de banana-da-terra com leite de coco e gengibre, sabores inspirados na culinaria tailandesa. É daqueles preparos que ajudam a tirar o cardápio da rotina. Vou mostrar uma sugestão: servir com couve-flor assada e molho teriaki. Mas experimente também com o frango grelhado de sempre ou o filézinho de peixe das sextas-feiras. Aposto que esse purê vai virar figurinha carimbada!

Ainda tem banana assada por aqui, então vai sair sobremesa. Vamos preparar panqueca americana de banana, bem fofinha. Com sorvete e calda de doce-de-leite, vira sobremesa. Só com mel, vai pra mesa do café da manhã de fim de semana.

O Cozinha Prática Marmita de Chef vai ao ar segunda (13) às 20h45.