Despensa salva-jantar

Despensa salva-jantar
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 12 de janeiro de 2024


Se você está sofrendo com o preparo do jantar de dia de semana, pode ser uma boa ideia incluir na lista de compras alguns atalhos culinários.

São ingredientes de preparo rápido e que resolvem a refeição sozinhos ou dão uma bela força no sabor. Aproveite que vai revisar a lista de compras e já elimine as armadilhas.

A indústria dos ultraprocessados é especialista em tirar proveito dos desafios que as pessoas encontram no dia a dia.

É nessa brecha que se criam soluções que parecem mágica, como o macarrão instantâneo ou os ultraprocessados congelados prontos. É melhor deixá-los no supermercado.

Se os atalhos culinários forem ingredientes novos na sua alimentação, vale fazer um esforço, no começo, para usá-los. Separe receitas para preparar com cada um deles e inclua na programação da semana. Com o tempo, você pega o jeito e já abre aquele sorriso só de lembrar que tem uma lata de grão-de-bico para resolver o jantar.

CONHEÇA ALGUNS ATALHOS CULINÁRIOS
Cuscuz marroquino

Fica pronto em cinco minutos. Além de acompanhamento para a tagine rápida de legumes ou o ensopado rápido de frango, também salva como prato principal no cuscuz marroquino com legumes e na galinhada de cuscuz marroquino. A lógica é super simples: um refogado bem saboroso, cuscuz na panela, água quente, tampa. Pronto!

Veja mais de 45 receitas com cuscuz marroquino.

POLENTA INSTANTÂNEA

Aliada forte dos dias que pedem preparos expressos. Leva 5 minutos para ficar pronta. Acompanha ensopados (a porção de bolonhesa congelada, por exemplo), mas também resolve o jantar como prato principal. É o caso da polenta caprese ou da polenta com ratatouille de frigideira. Vale até polenta com uma colherada de pesto ou uma fatia de gorgonzola.

Veja mais receitas com polenta.

GRÃO-DE-BICO E FEIJÃO-BRANCO EM LATA

Esses dois grãos, já cozidos, na lata se transformam em incríveis saladas-refeição. É só misturar e pronto. Nos dias mais frios também viram sopas, ensopados e até molho de macarrão. Estão na categoria de alimentos processados, aqueles que podem compor uma alimentação saudável.

Veja mais receitas com grão-de-bico e feijão-branco.

SARDINHA EM LATA

No recheio da batata assada, no macarrão com limão, para passar no pão. A sardinha é um curingão, que resolve a refeição e dá aquela dose extra de sabor.

Veja aqui mais receitas com sardinha em lata.

TAHINE E PASTA DE AMENDOIM

Essas duas pastas viram molhos interessantes que transformam o macarrão, o sanduíche, os espetinhos, o frango. Elas não resolvem o jantar, é verdade. Mas aliadas a outros atalhos, aumentam o leque de opções.

Receitas com tahine e com pasta de amendoim

LENTILHA

Essa leguminosa que não precisa ficar de molho e cozinha em 5 minutos rende sopas deliciosas e saladas incríveis. Sempre bom ter na despensa.

Veja mais receitas com lentilha.

IOGURTE

De saladas bem refrescantes, como a de pepino com passas, à sopa, o iogurte vai bem além do café da manhã. É marinada que vira molho, molho que transforma a salada…

Veja como fazer iogurte.

Clique aqui para ver sugestões de preparos.

OVO

Omelete, shakshuka, cocotte: ovo é o rei da versatilidade e melhor amigo dos jantares apressados e deliciosos. O segredo aqui é ampliar repertório para incluir variação (e não ficar só no pão com ovo frito).

Ovo: aumente o repertório e vire um mestre dos ovos