Ares orientais à mesa

Ares orientais à mesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de setembro de 2017


Variar os sabores do dia a dia é uma ótima estratégia para manter a mesa interessante e deixar a alimentação mais saudável. Você pode preparar pratos de outras culturas gastronômicas, ou mesmo pegar uns temperinhos para variar o sabor de pratos bem brasileiros.

Coloque um pouco de gengibre ralado no refogado do feijão, como se fosse uma chinesa preparando pratos da cozinha brasileira. Sabe o quê? Pode até polvilhar gergelim no arroz. Pronto, arroz e feijão com ares orientais!

O shoyu, curinga na cozinha oriental, é ótimo para dar intensidade ao molho da salada, aos cogumelos assados. Cansou do macarrão de sempre? Que tal substituir a massa tradicional pela de arroz? Legumes refogados para acompanhar e da até vontade de comer com hashi.

Vamos dar um passo a mais? Procure por mirin na prateleira de produtos orientais do mercado. Esse saquê culinário é perfeito para dar um toque de acidez adocicado ao molho da carne, aos legumes assados. O missô, pasta de soja fermentada, fica na mesma seção do mercado, e funciona muito bem como base de caldo, ou para temperar aves, peixes, legumes e sopas.


Leia também

Um curry para se jogar

Sopa de lentilha perfumada com limão

As cozinhas indiana e árabe também emprestam seus sabores para o nosso dia a dia. Um pouco de curry no refogado e o arroz branco ganha cor e perfume novos. O cardamomo, especiaria especialíssima, é ótimo para aromatizar café. Se você mói os grãos em casa, coloque as sementes com os grãos no moedor. Se não, é só colocar as bagas semiabertas na água que vai usar para coar o café. Fica delicioso!

Passeando pelos sabores da culinária árabe, o tahine é viciante, você vai querer colocar em tudo. O molho a base de pasta de gergelim deixa os legumes assados deliciosos e o arroz com lentilha saborosíssimo. E por que não reservar espaço para a pimenta síria e para o zaatar na sua coleção de especiarias? Neste post, tem um montão de receitas para você provar.