Um cardápio com a história da sua mãe

Um cardápio com a história da sua mãe
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de abril de 2022


Montar um cardápio em homenagem à história de uma pessoa é um exercício criativo divertido, um processo fascinante pra quem gosta de cozinhar. E quanto mais você conhece a história da pessoa, mais rico o resultado. A composição de receitas sai do óbvio e vai ganhando uma personalidade única – a da pessoa homenageada.


No dia a dia, não dá pra ficar pirando na hora de resolver as refeições. Mas, aproveitar uma ocasião especial, como o Dia das Mães, e fazer um exercício criativo é uma forma de se reconectar com o prazer de cozinhar. E é mais legal ainda mergulhar nesse processo com todos os familiares. Já pensou que delícia criar um cardápio com os irmãos ou mesmo com o seu pai pra sua mãe? Baita presente, hein?

Uma mesa completa anuncia que o cardápio será especial

Em vez de falar em cardápio DE mãe (ideia batida que ainda por cima reforça o pensamento-padrão de que a responsabilidade da cozinha é sempre e somente da mulher), quero propor um cardápio PRA mãe.


Um cardápio especial, único, criado por você e sua família pra sua mãe, baseado na história dela, que leve em conta a personalidade, a trajetória, as características, as lições, o legado! Esse pode ser um jeito, também, de matar a saudade de uma mãe que já não está mais aqui.


A ideia de que 'mãe é tudo igual, só muda de endereço' é uma grande mentira. Uma das belezas de criar um cardápio inspirado na história da sua mãe é também fazer uma pausa pra admirar o que ela tem de único.

Por onde começar

Se a mãe-homenageada for do tipo livro aberto, o trabalho já está meio feito. Agora, se for uma mãe assim mais discreta, olha que oportunidade de fazer uma conversa especial, um convite pra ela dividir partes da história dela com filhos e netos.


Reunião de criação

O próximo passo é reunir todo mundo que vai preparar essa homenagem pra conversar sobre as histórias, as características e escolher quais serão os pontos que vão compor o cardápio. Pra ajudar, fiz uma lista de pautas pra essa conversa.


Lugares - Onde ela nasceu? Onde cresceu? Pra onde ela sempre sonhou viajar? Qual o lugar que ela mais gostou de visitar? Esse é um jeito bem direto de começar o cardápio. Pode ser na linha "receitas italianas" pra celebrar as origens, mas pode ser também comida de praia porque é onde ela ama descansar.

brunch com sabores de Gana, que criei inspirada na biografia da Esther Ocloo, a primeira empreendedora deste país africano


Características - Ela é delicada, doce? Ou intensa, marcante? A personalidade dela pode temperar as receitas. Uma mãe mais "cheguei" inspira preparos com especiarias, sabores intensos. Uma mãe mais serena pode ser homenageada com um cardápio elegante, com legumes cuidadosamente caramelizados pra ganhar um toque adocicado.


Trajetória - Qual a área de atuação dela? O que ela estuda? Ou de que feito ela se orgulha? Ela pode ser uma pioneira, a primeira a poder se formar na família ou ter criado os filhos sozinha. Como transformar essas vitórias em receitas?


Habilidades - Aqui vale pensar nos hobbies e nos talentos que talvez fiquem quase escondidos. Se ela é jardineira merece um cardápio perfumado com ervas frescas. Se ela ama trabalhos artesanais vai se encantar com uma produção caseira de orecchietti ou raviólis.

Uma mãe que se dedica à pintura pode ficar emocionada com um cardápio com cores surpreendentes, um macarrão roxo, um risoto amarelo-dourado.

Traços visuais - Ela está sempre de brinco, colar, fivela, toda arrumada? Então vale caprichar nos acessórios culinários. É mais minimalista? Que desafio! Receitas que transformam poucos ingredientes em cardápios incríveis? Pão caseiro com salada de tomate ralado? Nhoque de batata com molho de cebola caramelizada? Quindão! Ela tem uma cor favorita? Um traço muito distinto? Elementos visuais ajudam a trazer uma camada de charme pra essa combinação de receitas.


Lições de vida - O que você aprendeu com ela? Quais lições dela viraram marcas desta família? Como transformar essa herança tão valiosa e simbólica em uma homenagem à mesa?

Suflê de chocolate: uma das primeiras receitas que aprendi no curso de gastronomia e que leva como base a gemada da minha mãe!


Travou geral?

Se der bug e não surgir ideia nenhuma, dá pra voltar ao básico. Ok, o que ela costuma preparar? Esse pode ser um ponto de partida. Mas vamos combinar que é ponto de partida, tá? Por exemplo: ela arrasa na carne de panela? Então talvez uma receita legal para esse almoço seja o ravioli plin de carne de panela, em que a especialidade dela vira o recheio.


Estrutura do cardápio

Não precisa se apegar à lógica mais tradicional, com entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. Pode ser que no caso da sua mãe faça mais sentido uma refeição inspirada nas mesas do oriente médio, com diversas porções menores. Ou pelo contrário, pode ser que dê mais certo pensar em um prato único, que reúna vários aspectos da história. Se estiver difícil pensar no prato principal, talvez ajude começar a pensar pela sobremesa.

O 'Cardápio com história' inspirado na biografia da Lee Miller, por exemplo, é despojado e bem colorido, como a personalidade dela

Use a busca do Panelinha

Mesmo antes de ter as receitas escolhidas, explore a busca do Panelinha. Você não precisa saber exatamente o que está procurando. Dar uma olhada em diversas receitas pode ajudar no processo de criação desse cardápio.


Por tipo de receita - Digite torta pra ver mais de 100 resultados entre tortas doces e salgadas. Ou risoto pra ver mais de 80 ideias.


Tipo de cozinha - Se clicar na busca avançada, dá pra fazer a pesquisa por tipo de cozinha. Essa ferramenta é útil para quem está buscando receitas por lugares. Só de receitas árabes, por exemplo, são mais de 100.


Por ingredientes - Outro caminho pode ser partir de um ingrediente. Por exemplo, digite pera na busca pra escolher entre opções mais tradicionais, como o crumble de pera, ou mais diferentonas, como as peras marinadas com mostarda. Tem risoto de pera, tartine de pera, polenta doce com peras ao vinho!


Nossas sugestões de cardápio

Na hora de decidir todos os pratos, é importante pensar na combinação de sabores e também de texturas. Um prato com molho pede um acompanhamento que absorva esse molho (exemplo: feijoada e arroz). Um prato cremoso pede um complemento crocante (exemplo: estrogonofe e batata-palha). Pense nas combinações que já conhece e vá buscando paralelos.

Mas dá pra ir além.

Todas as receitas do Panelinha são um menu. Cada vez que a gente publica uma receita, a equipe da cozinha cria um cardápio especialmente pra aquele preparo.

O cardápio que aparece na página de cada Receita Panelinha não é gerado automaticamente, é escolhido por uma das culinaristas da equipe e leva em conta as características das receitas. Você pode seguir à risca ou pode usar o cardápio sugerido como inspiração.


A apresentação

Olha, só de pensar nesse almoço, com a homenageda sentada à mesa, já vai dando uma emoção. E junto vem uma preocupação: pode ser que a emoção seja tanta que na hora ninguém lembre de contar os detalhes de cada etapa! É preciso fazer um plano também da apresentação do cardápio. Como se fosse um roteiro de programa de TV! Se alguém tiver mais facilidade de falar, pode ser escalado pra ser o mestre de cerimônias do almoço e ir narrando as escolhas. Se o gene da timidez for dominante na família, dá pra fazer igual jantar chique e imprimir cardápios individuais com uma pequena explicação de cada prato. Só não vale deixar passar a chance de contar pra ela o que inspirou cada detalhe da refeição. Aliás…


Conta pra gente também, vai!

Depois desse processo tão bonito, vale a pena compartilhar essa criação coletiva. Eu adoro ver os cardápios e, desta vez, mais ainda, vou adorar saber um pouco mais da história da homenageada do dia e do processo de criação, além dos detalhes de cada prato. Quero chuva de fotos, com o cardápio bem explicadinho. Pode me marcar e usar a #DiaDasMãesPanelinha.