Natal: plano de ataque

Natal: plano de ataque
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de novembro de 2017


Quem vai ser o anfitrião das festas de fim de ano tem que começar a se programar: o Natal está virando a esquina!


Para dar uma forcinha, montamos um plano de ataque especial para a Ceia de Natal. Com esse planejamento específico, o jantar vai ser um sucesso, e você não passar nenhum sufoco – afinal, é tempo de celebrar! A ideia é que, na hora do almoço do dia 24, a ceia já esteja toda resolvida. Agora, tem um ingrediente fundamental aí: a divisão de tarefas. Todo mundo da família tem que participar! Vamos nessa?

Atacar!


2 dias antes da ceia: prepare o prato principal


Pernil de porco – pode tranquilamente preparar a carne dois dias antes da ceia. Depois de cozinhar na pressão, reserve o molho em um recipiente. A carne, desfie ainda quente e reserve em outro. No dia da ceia, é só aquecer o pernil com o molho.

Tender – depois de assado, leve o tender com o caldo da assadeira à geladeira, num saco plástico com fechamento hermético. Na manhã da ceia, é só fatiar e colocar numa travessa refratária com o caldo para as fatias ficarem úmidas. Volte para a geladeira, bem coberto com filme, até a hora da ceia. Na hora do jantar, sirva quente ou frio com o molho de maracujá para assados do Panelinha, que é delicioso e você pode preparar até três dias antes.


1 dia antes da ceia: adiante a sobremesa e a salada

Você pode preparar pudim, brigadeirão ou musse e deixar na geladeira. Outra ideia é preparar creme inglês, farofa doce e calda de caramelo para servir no dia com frutas da estação e panetone em fatias. A mesa fica chique, festiva.

Para a salada, escolha aquelas que ficam ainda mais saborosas de um dia para outro, como a de lentilha com cebola caramelizada ou o bazargan – a salada de trigo que todo freguês do Panelinha já conhece, né? Agora, se você faz questão de servir folhas, espia o 'Rita, Help!' #7 no YouTube! Lá tem dicas infalíveis para deixar a alface no jeito.


Rita, Help! - Tudo sobre salada


nA MANHÃ DO dia 24, adiantE o arroz e a farofA

Arroz – prepare, solte bem os grãos e guarde. Na hora de servir, borrife água, aqueça no microondas e misture algum elemento para renovar o sabor. Vale uva passa, fatias de amêndoas, cubinhos de queijo de coalho...

Farofa – se a receita levar apenas farinha, manteiga e castanhas ou frutas secas, você pode preparar de manhã e deixar fora da geladeira até a hora de servir.


MAIS receitas?

Cardápio de Natal: receitas que vão da ceia até o jantar do dia seguinte