Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de dezembro de 2021


No Panelinha, 2021 foi um ano de mudanças, ampliações e renovações. Mudamos de endereço, pra um estúdio maior. Aumentou também a duração dos episódios do Cozinha Prática, de 30 minutos pra 1 hora. E depois de 21 anos, o Panelinha ganhou uma nova logomarca, renovada, um sopro de frescor.


Como todos os anos, esse foi também um ano de muito trabalho. Foram:


3 novas séries completas;

65 episódios inéditos de Cozinha Prática, incluindo o especial de Fim de Ano;

200 novas receitas.


Algumas dessas receitas já nasceram campeãs de audiência, caso do bolo de laranja, a receita do ano!, e do banoffee, que empatou com o manjar e o pudim na preferência das sobremesas de Natal.


Todos os anos, fazemos uma retrospectiva. Serve pra criar um registro, celebrar o que deu certo e avaliar o que poderia ter sido melhor – um dos lemas que move o trabalho no Panelinha é que sempre dá pra melhorar. A retrospectiva serve também pra você conferir se perdeu alguma coisa. Com tanta coisa acontecendo aqui e no mundo, pode ser que tenha passado algum projeto, algum episódio que pode ser útil pra você. Vamos relembrar tudo que rolou em 2021?

Mudança de estúdio

Além de todos os nossos projetos de conteúdo, no meio do ano, resolvemos mudar de estúdio!

Foi uma loucura! Mas a verdade é que eu adoro mudanças, reformas, obras… Encontramos uma casa, maior e mais arejada, perfeita pra esse novo momento. Mas era preciso transformar a casa em um estúdio — e isso envolve não só mexer na parte elétrica e hidráulica, mas também mudar o piso, subir paredes, criar novos espaços, como a cozinha de testes e o camarim.

O prazo? Duas semanas e meia.

Em menos de três semanas tivemos que fazer o projeto, a obra, a mudança e arrumar tudo pra começar as gravações dos nossos projetos.

Foi intenso. E você pode relembrar essa aventura na página especial Cozinha de Estar, resultado da parceria com a Dexco. Aliás, sem essa parceria, nem sei se a obra teria saído no prazo!

Acesse: Cozinha de Estar

Nesta página especial, além de acompanhar os bastidores da mudança de estúdio, você também vê dicas de como transformar sua cozinha em um ambiente aconchegante.

Assim ou Assado

Assim ou Assado: O Desafio das Técnicas, no ar no canal Panelinha no YouTube, foi a nossa série de estreia em 2021. Em parceria com a Electrolux, essa série mostra como escolher a melhor preparação (ou técnica culinária) pra diferentes situações do dia a dia. A cada episódio, duas receitas com um mesmo ingrediente principal. Exemplo: frango grelhado e frango assado. A escolha certa da técnica não é só uma questão de gosto.


assista à série completa: Assim ou Assado


Grelhado, fica pronto num instante. Excelente pra uma refeição a jato pra uma ou duas pessoas. Mas e se você ainda tem tarefas para fazer e precisa resolver a refeição? Melhor mandar pro forno – ele leva uma hora para ficar pronto e você fica livre pra fazer outras coisas. Outro ponto: se a refeição for pra mais gente, também vale muito a pena usar o forno. Numa frigideira média, dá para grelhar dois filés de peito por vez. (Logo, se são seis pessoas, leva pelos menos meia hora!).


Pra essa série, criamos um cenário muito especial, uma cozinha que se desdobra em duas e cheia de boas ideias para você reproduzir em casa.


Linha Electrolux por Rita Lobo


Já que estamos falando da parceria com a Electrolux, neste ano lancei a minha linha de panelas elétricas! Tem a minha AirFryer e também panelas elétricas de pressão e de arroz. É uma linha pensada pra ajudar todo mundo a entrar na cozinha. Até quem não sabe cozinhar.


Conheça a linha electrolux por rita lobo

Saiba mais sobre a parceria com a electrolux


Agora, você me conhece… Pra facilitar ainda mais a sua vida, além da linha de panelas, claro que eu também ensino receitas surpreendentes com a AirFryer!


Todas as receitas na AirFryer da Rita Lobo

Siga o perfil @cozinhapanelinha no Instagram para acompanhar os testes

pitadas da rita em vídeo

Em março, a pandemia apertou e tudo precisou fechar de novo. Foi um baque. O ano começava a mostrar que não ia ser tão fácil. Decidi fazer uma série bem leve, pra dar um sopro de leveza no dia a dia. Pitadas da Rita são vídeos curtos, com truques simples pra você colocar em prática logo na próxima refeição. Sabe aquele toque que transforma tudo?


Assista: Pitadas da Rita

Uma pitada de noz-moscada no molho bechamel vai transformar o macarrão básico. Outra pitada de raspinhas de limão no arroz e o almoço ganha ares de novidade. Assim, mesmo em tempos de dificuldade, dá pra ter um momento mais saboroso, sem ter mais trabalho por isso.

O que rita lobo faria com...

O nome é auto-explicativo! O Panelinha tem milhares de receitas, mas muita gente quer saber qual eu escolheria preparar. Quem decidiu o tema de cada episódio foi você, na caixas de comentário das redes sociais e do canal Panelinha no YouTube. Foram 24 episódios. E você pode ver todos aqui.

Assista à série completa


Desafio 30 dias pra excluir ultraprocessados

O que a gente não fez pra ajudar você a melhorar sua alimentação? Em maio, durante um mês, o perfil do Panelinha no Instagram promoveu o Desafio 30 Dias pra Excluir os Ultraprocessados. A cada dia dava uma orientação bem pé no chão, bem prática, pra excluir os ultraprocessados do dia a dia.

Foi muito legal acompanhar o engajamento do público com o desafio!

Nova marca do panelinha

O Panelinha fez 21 anos e pra celebrar esse momento repaginamos a marca. Foi uma mudança discreta, mas bem significativa: a consolidação do trabalho que vem sendo feito e ampliado ao longo dessas mais de duas décadas.

ASSISTA AQUI O VÍDEO DA NOVA MARCA

Ao longo desses 21 anos, o Panelinha foi crescendo. O que antes era site agora é também muitas outras coisas, e cada submarca ganhou seu próprio símbolo, que representa um pouco dela.

Pro Acervo Panelinha, um símbolo que remete às louças. Pro Canal Panelinha no YouTube, a bolinhas da rede de transmissão. Pro Estúdio Panelinha, que produz todo o nosso conteúdo audiovisual, seja para TV seja para as plataformas digitais, a lente da câmera. E, pra Escola Panelinha, os louros! Pra Editora Panelinha, que produz os nossos livros — todos best-sellers na categoria —, a marca tem elementos dos caracteres de pontuação. E, por fim, pra Loja Panelinha, o design dos produtos.

Cozinha Prática

O programa de TV teve alguns marcos importantes neste ano: os episódios ficaram mais longos no segundo semestre, passaram pra 1 hora de duração! E pela primeira vez tivemos três temporadas em um ano. Foram 65 episódios! Quando nos demos conta desse número quase caímos da cadeira. Sessenta e cinco episódios!


Temporada dos ingredientes. No primeiro semestre, foram 20 episódios guiados por ingredientes. A cada programa, mostrei muitas possibilidades com um mesmo alimento, daqueles que você tem na geladeira ou na despensa. Tinha de tudo: receita para resolver o dia a dia, receita de reaproveitamento, receita para descobrir novos sabores. Tudo isso com ingredientes comuns, como batata, peito de frango, tomate, fubá, chocolate, espinafre, pimenta, mel... A ideia era que assim que o episódio terminasse você pudesse aproveitar as receitas com o que tem em casa. A gente ainda não sabia, mas foi a última temporada gravada no estúdio perto da Paulista.

Novo Ares. Então veio a temporada do segundo semestre, cheia de novidades. Casa nova, episódios mais longos, convidados e visitas a cozinhas de restaurantes e outros espaços incríveis. O mote era arejar. Arejar ideias, receitas, espaços. A cada episódio escolhi uma receita bem conhecida, para investigar de vários ângulos, com muitos olhares, para ampliar os horizontes. Teve muita conversa, com uma turma incrível de chefs, confeiteiros, cozinheiros, quituteiros. Convidados sensacionais que vieram colocar a mão na massa comigo e ajudar a deixar a cozinha de casa ainda mais prática.

Especial Fim de Ano. Que alegria encerrar o ano com o primeiro especial de Fim de Ano do Cozinha Prática! Ainda mais em um Natal tão especial. Depois de tantos encontros adiados, e datas especiais comemoradas à distância, foi o Natal do reencontro.

O Cozinha Prática Especial Fim de Ano teve duas ceias completas, de Natal e de Ano Novo, além de ideias de reaproveitamento, sobremesas incríveis, sugestões de cardápio vegetariano e ceia para quem passou as festas a dois. Além das receitas, mostrei muitas ideias pra ajudar a trazer um pouco do clima festivo pra sua casa. O objetivo era espalhar alegria, por isso, vamos além da casa. Mas talvez mais importante do que tudo: nos dois primeiros episódios da série, busquei inspirar você a transformar este também no Natal da Solidariedade.

Trouxe minha amiga Adriana Salay para falar sobre o projeto Quebrada Alimentada, transformamos em marmita toda a comida produzida no programa e levamos para ser distribuída pelo projeto da Adriana.

Cozinhe para quem precisa

Mas o assunto solidariedade entrou em pauta antes por aqui. Ainda em maio, quando a insegurança alimentar começou a crescer no Brasil, publicamos o Guia Cozinhe para Quem Precisa. Uma página completa, com orientações práticas e sugestões de receitas para todo mundo que quer ajudar mas não sabe como começar. É gratificante ver que a página esteve o ano todo entre as mais acessadas do site.

Acesse: Cozinhe para quem precisa

Acervo Panelinha: Sabonetes Líquidos

E com o ano quase chegando ao fim, mas a tempo de ajudar a resolver os presentes de Natal, lancei uma nova linha de produtos do Acervo Panelinha: sabonetes líquidos para mãos que cozinham.


Sou muito ligada em aromas e sentia falta de um produto funcional, que tirasse o cheiro de alho das mãos e deixasse um perfume que eu realmente amasse! Depois de mais de um ano desenvolvendo a coleção, chegamos em quatro perfumes, com combinações bem diferentes. Todos são baseados nos aromas das especiarias, das ervas e das frutas.


Foi sucesso imediato e esgotou rapidinho, mas é só ficar ligado no perfil do Acervo Panelinha no Instagram pra saber quando eles voltam.

Feliz ano novo!

Como disse no comecinho dessa retrospectiva, no Panelinha somos movidos pela ideia de que dá para melhorar. E estamos todos merecendo tempos melhores, né? Feliz Ano Novo e nos encontramos na cozinha!