Por que você deveria comer mais feijão

Por que você deveria comer mais feijão
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 18 de maio de 2017


Uma grande pesquisa sobre a alimentação e a saúde da população brasileira, divulgada este ano pelo Ministério da Saúde, mostra que mais da metade da população brasileira está com sobrepeso. O que isso tem a ver com o feijão? A mesma pesquisa revelou que estamos comendo menos feijão: ele está fora do cardápio de quase metade da população. Coincidência? Não!


Leia: 5 mudanças na saúde e nos hábitos brasileiros nos últimos 10 anos

Artigo: professor Monteiro analisa a pesquisa no jornal O Globo

Classificação: conheça as categorias dos alimentos por grau de processamento

O arroz e o feijão simbolizam o que poderíamos chamar de Dieta Brasileira – assim como existe a Dieta Mediterrânea. Essa, inclusive, é espetacular para quem mora na região do Mediterrâneo! Já a Brasileira é perfeita para quem vive no Brasil. Detalhe: sabe por que você conhece a Dieta Mediterrânea? Ela foi mais estudada pelos norte-americanos, que vivem em busca de alguma fórmula mágica, justamente por não terem um padrão tradicional de alimentação. Nós temos. Yes! E vai bem além das bananas.

Quem come feijão engorda menos: o ingrediente dá sensação de saciedade

O nosso padrão tradicional de alimentação foi elaborado no decorrer de centenas de anos – e isso, isoladamente, já seria uma garantia de que funciona do ponto de vista nutricional. Mas ter sido usado durante tantos anos revela também que é a dieta que melhor cabe no orçamento das pessoas. Ele começou a cair em desuso quando as refeições passaram a ser baseadas em comida comprada pronta, ultraprocessada. ‘Coincidentemente’, foi nesse período que os índices de obesidade começaram a crescer no país.

Se você nunca preparou uma panela de feijão, deve estar se perguntando se é difícil... Não, mas precisa se planejar. Aliás, ele dá aula quando o assunto é justamente o planejamento. O feijão nos ensina que é possível cozinhar a mais, congelar em porções e temperar só na hora de servir. Fica fresquinho! Quer aprender?

Como cozinhar, porcionar, congelar e temperar feijão

Assista também ao episódio Feijão da série Refogado com Rita Lobo.


Quem está em busca de uma alimentação saudável de verdade, com base em comida feita em casa, encontra aqui um monte de receitas!