Rosbife para servir com a fondue de queijo

Rosbife para servir com a fondue de queijo
Compartilhe

Por Pitadas - 03 de junho de 2016


Fondue não precisa ser pão-pão, queijo-queijo. Quer dizer, tem que ter pão, que é o acompanhamento oficial do preparo. Mas não precisa ter só pão. Pode ter fatias de rosbife. O rosbife é muito fácil de fazer. E ele pode, e deve, ser feito no dia anterior. No Panelinha você encontra duas receitas de rosbife, a clássica e a de panela, preparada com lagarto em vez de filé mignon (assim sobra orçamento para caprichar nos queijos).

Leia: Aprenda a escolher queijos para fazer fondue
Leia: Pode fazer fondue de queijo sem ter a panela de fondue
Leia: O vinho que mais combina com fondue de queijo


A receita de panela

Páprica, sementes de pimenta e de mostarda criam uma crostinha de especiarias na carne, que deve sair da panela dourada por fora e rosada por dentro.

Uma peça de 800g leva em média 35 minutos para ficar pronta – tem que ficar virando, observando, para não deixar passar a hora de desligar o fogo. Opa, tem pitada para acertar o ponto. Depois de espetar um palito na carne, observe o líquido que escorre dali: deve ser um um caldinho rosa claro, e não apenas sangue.

Outra pitada que faz a maior diferença no resultado final da preparação: a carne vai para a tábua logo depois de pronta, e ali é coberta com papel-alumínio. Nesse tempo, os sucos voltam para o lugar e ela fica mais macia.

Veja aqui a receita do rosbife de panela.

Na hora de servir
O ideal é cortar o rosbife em fatias finíssimas, que podem ser enroladas e então espetadas no garfo da fondue. Para isso, convém ter uma faca afiada, claro (leia sobre a faca de chef e a tábua de corte no especial #UtensiliosDeDesejo). Mas mesmo assim a tarefa é difícil. O truque é: depois de esfriar, a carne deve ser enrolada num filme, bem apertadinha. Vai para a geladeira e de lá só sai no dia seguinte, para ser fatiada (gelada é bem mais fácil).

Deixe para cortar o rosbife no dia de servir). Arrume as fatias numa travessa e sirva em temperatura ambiente, já que o queijo vai estar bem quente.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani