Comida de mãe feita por todos

Comida de mãe feita por todos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de maio de 2017


Faltando duas semanas para o Dia Das Mães, surgiu no Twitter um papo muito interessante, que tem tudo a ver com o nosso desafio para a data – que envolve um desafio muito maior, que vai muito além das redes sociais.


#DesafioPanelinha: Veja aqui como participar e ganhar um livro autografado pela Rita

Livros da Rita: E aproveita e já vai escolhendo qual quer ganhar

Para mim, a maior graça do Twitter é poder, em poucas palavras, provocar nas pessoas reflexões sobre assuntos que normalmente não estariam rondando o pensamento delas, mas que impactam o dia a dia de todos. Por exemplo: a divisão de tarefas.

Ninguém fica pensando que, sem uma divisão de tarefas estruturada na família, a alimentação saudável está fadada ao fracasso e que, com isso, os números relacionados ao aumento da obesidade no país só tendem a piorar. (Sim, é bem complexo.)

Leia mais sobre a relação entre não cozinhar em casa e obesidade no Brasil

Entenda a classificação dos alimentos pelo grau de processamento

Assista o curso Comida de Verdade e faça melhores escolhas

Quando falei sobre divisão de tarefas no meu perfil, as reações dos seguidores no Twitter foram variadíssimas – o que só comprova a necessidade da exposição do assunto. E não pense que só um ou outro cara, sentado no sofá, reclama que ‘é muito chato esse papo de feminista que não gosta de homem’ – teve até isso, JU-RO! Mulheres saem em defesa de seus filhos e maridos ‘porque eles podem não ter aptidões’. (Cozinha não é dom, é aprendizado.)

Alimentação é responsabilidade de todos

Levaria mais de 140 caracteres para demonstrar para quem não quer ver que é muito puxado para uma só pessoa cuidar do planejamento (o que vamos comer na segunda, na terça, na quarta...), das compras (mercado, feira), do armazenamento (arrumar a despensa, a geladeira) e, claro, de preparar as refeições, servir, limpar a cozinha, lavar a louça, guardar.

Para quem estava querendo melhorar a alimentação da família, porém, e não sabia por onde começar, apenas essas palavras, ‘divisão de tarefas estruturada’, já são suficientes para dar um estalo. Para concluir que lavar a louça não pode ser visto como “ajuda”, porque a responsabilidade pela alimentação tem que ser de todos. Inclusive dos filhos adolescentes, meninos e meninas – e não só as meninas, que fique claro.

Lavar a louça não é "uma ajuda". A responsabilidade pela alimentação tem que ser de todos na casa. Inclusive dos filhos. Meninos e meninas, claro

Volto para o Dia das Mães. Todos os anos a gente sugere receitas. E vamos continuar sugerindo – a gente é muito bom nisso aqui no Panelinha. Mas, diante de tantas questões, resolvemos aproveitar a data para incentivar as mães a pensarem sobre a importância da divisão de tarefas.

De quem é responsabilidade da comida na sua casa? Se for inteiramente de uma pessoa, está na hora de convidar todo mundo para pensar em como dividir as tarefas de forma estruturada para não pesar para ninguém – e para garantir que a família não precise recorrer a comida comprada pronta, ultraprocessada.

Seus filhos podem até fazer cara feia hoje, na hora de colocar os talheres ou tirar os pratos da mesa, lavar e guardar a louça. No longo prazo, porém, vai ser ótimo, principalmente para os meninos. Não é justo que eles não tenham acesso a esse conhecimento, porque quem sabe se virar na cozinha é mais independente.

Comida de mãe, preparada por todos

Com a cozinha tomada por todos, que tal rever aquele repertório conhecido como comida de mãe, os clássicos da cozinha conforto, os básicos de forno-e-fogão? Além de cuidar da saúde da família, cozinhar é também tecer a história. Com que receitas vocês vão construir juntos essa história?

A equipe Panelinha fez uma lista de sugestões, pensando em todo tipo de família, com pessoas com diferentes graus de habilidades – tem sugestão até para quem nunca ferveu água pro café!

Comida de mãe: os clássicos da cozinha conforto

E a gente quer saber como foi o seu Dia da Mãe, com todos na cozinha!

Reúna o pessoal para escolher receitas da lista de sugestões, preparem e postem no #DesafioPanelinha. É uma divertida brincadeira online, um jeito de a gente trocar figurinhas.

Veja aqui como participar!