Uma semana de boas ideias

Uma semana de boas ideias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de abril de 2020


Variar o cardápio é sempre um desafio. Durante a quarentena, ficou ainda mais evidente, afinal, não é fácil preparar duas refeições diferentes por dia, sete vezes por semana. Sempre indico o uso da busca aqui do site para quem me pede orientação. Dá para digitar o nome de um ingrediente que você tenha na geladeira ou na despensa, mas também é possível usar a busca avançada e selecionar receitas por tipo de cozinha, por categoria, por tempo de preparo… É comida de verdade para todas as ocasiões!


Para garantir novidades, a equipe toda do Panelinha e eu estamos sempre ligados em possíveis inspirações. O nosso grupo de troca de mensagens é movimentado com ideias de combinações de sabores, imagens de pratos legais que experimentamos, links de fotos que alguém viu em algum lugar e achou legal compartilhar.


E nada passa batido pela equipe da cozinha. Mesmo as ideias mais mirabolantes entram no radar da Carol, da Gabi e da Ana, que vão adaptando tudo para a realidade da sua casa, para uma cozinha não-profissional, para que você tenha como preparar algo novo de maneira prática.


Esta semana está recheada de boas ideias no Cozinha Prática. Veja a seguir as receitas, mas, antes, destaco aqui alguns pontos. Na segunda, com o ensopado de quiabo – rápido, perfumado e surpreendente –, você vai descobrir que o cuscuz de milho, geralmente servido no café da manhã nordestino, é uma ótima opção de acompanhamento para outras refeições. Na terça, mostro um robambole suflê de chocolate, receita clássica do Panelinha, que nunca tinha apresentado na televisão. Na quarta, quem está com saudade do churrasco vai se deliciar com picanha assada no forno de casa. Quinta é dia de feira e você não pode perder o programa. É sério: quem avisa amigo é! Vai ser uma aula sobre ervas frescas. Não perca! Para terminar a semana, um peixe que não deixa a cozinha com aquele cheiro que leva dias para sair!

A semana no Cozinha Prática vai ser boa. E espero que a sua também! Nos vemos logo mais? Além do programa, sempre às 21h no canal GNT, de terça a sexta faço as lives do meio-dia, que esta semana vão ser no YouTube. Aproveite para se inscrever!

8/5, sexta, cozinhas: PEIXE COM FAROFA DE BANANA E COENTRO

O posta e os legumes ficam prontos no papilote – a técnica mais fácil e à prova de erro para preparar peixe (não resseca, não deixa cheiro na casa e a assadeira fica limpa). E para complementar a refeição, uma farofa bem tropical.

4/ 5, segunda, em tempo real: ensopado de quiabo com cuscuz de milho e ovo frito


O quiabo ensopado em um molho de tomate bem perfumado vira prato principal; o cuscuz de milho pula do café da manhã para o papel de acompanhamento do almoço ou jantar; a castanha-de-caju dá um cróc a toda a combinação. Ah, e quanto ao ovo frito, ele sempre é uma boa ideia!


Lista de compras

200 g de quiabo - cerca de 20 unidades

pimentão vermelho - vamos usar meio

cebola roxa - vamos usar meia

alho - 1 dente

tomate pelado em cubos (com o líquido) - 1 lata

3 ovos

farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida - 1 xícara (chá) (cerca de 90 g)

castanha-de-caju torrada sem sal - ⅓ de xícara (chá) (cerca de 25 g)

manteiga - 2 colheres (sopa)

semente de cominho - ½ colher (chá)

folhas de coentro a gosto para servir

azeite, óleo, sal e pimenta-do-reino


Lista de utensílios

- tigela média

- cuscuzeira

- panela média

- frigideira grande (de preferência antiaderente) + tampa

- tigela pequena

- espátula

- garfo

- colher

- papel toalha

- faca

- tábua

- jarra medidora

- xícaras e colheres medidoras

Pré-preparo

- Lave e seque os quiabos, o pimentão e o coentro.

5/5, terça, desgourmetiza: rocambole suflê de chocolate


Com a massa levíssima e o recheio de chantilly, esse rocambole suflê é perfeito para encerrar uma refeição especial.


6/5, quarta, reaproveitamento: PICANHA ASSADA COM SAL GROSSO + FAROFA + VINAGRETE DE MORANGO

Quer ver outra boa ideia: churrasco de apê. No episódio da quarta tem uma picanha preparada no forno que fica com a maior pinta de churrasco. Para complementar, farofa de biju com raspas de limão e bacon e vinagrete de morango. São dois acompanhamentos muito surpreendentes. E, claro, as receitas se desdobram em reaproveitamentos: macarrão à cavalo e paçoca de carne com vinagrete.

7/5, quinta, dia de feira: ervas

Tudo sobre ervas: como higienizar e armazenar, como combinar os sabores, como conservar cada tipo. E para completar, tem duas receitas fantásticas. Para quem ama coentro, vamos transformar a erva em um pesto com amendoim. E para quem gosta de experimentar, tem a estreia de uma erva que nunca usei no programa: frango assado com estragão.