A campeã de audiência do ano

A campeã de audiência do ano
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de dezembro de 2019


Desde o lançamento do Panelinha, há quase 20 anos, sempre que publicamos uma receita nova, ficamos atentos à curva de audiência dela. E, olha, não é fácil uma novata entrar no pelotão de elite, o grupo de receitas que está sempre entre as mais vistas, como o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o molho branco bechamel, o espaguete à carbonara… A receita de massa de pizza, sozinha, foi vista 760.867 vezes este ano! (E o ano ainda não acabou...)

ESTE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NA MINHA NEWSLETTER (12/12). ASSINE AQUI

O nosso banco de receitas tem milhares de opções e, logicamente, as preparações não têm a mesma performance. A couve-flor assada com especiarias nunca vai chegar aos números do bolo de chocolate do aniversário dos meus filhos! Mas, para nós, ela é tão importante quanto o bolo, porque é mais uma opção para você aproveitar aquela metade da couve-flor que está dando sopa na geladeira.

Se o Panelinha fosse um site "caça-cliques", o projeto ‘O Que Tem na Geladeira?’ nem existiria! (Nele transformamos 30 legumes e verduras em mais de 200 receitas.) Você só encontraria receitas patrocinadas com ultraprocessados – feito macarrão espetado na salsicha ou bolo com confeitos de chocolate – ou opções para todas as dietas da moda: receitinhas fit, lowcarb, etc.

Por tudo isso, dá o maior gosto ver uma receita básica entrar para o time das mais acessadas! Sabemos que o nosso trabalho impacta na alimentação das casas, que milhares de pessoas usam o site diariamente e tudo mais. Mas é divertido ver que, de repente, em 2019, a receita mais acessada foi um prato bem singelo e bem brasileiro.

Este ano, a receita nova mais vista do Panelinha foi o cuscuz de milho!

O cuscuz de milho estreou no site em uma versão clássica, só com manteiga. Mas até quem sempre preparou cuscuz de milho aprendeu um truque espertíssimo com a receita Panelinha: regar um pouco da água do cozimento, misturada com manteiga, no cuscuz já cozido. Ele fica mais úmido e saboroso.

Veja a receita de cuscuz de milho


Logo na sequência veio a versão com ovo pochê, para um café da manhã reforçado ou um brunch regional. Com salsinha picada e uma pitada de páprica defumada, fica parecendo brunch de hotel cinco estrelas!

Veja a receita de cuscuz de milho com ovo pochê

Mas o cuscuz não é só café da manhã! O Rodrigo Oliveira, chef dos restaurantes Balaio e Mocotó, veio ao Estúdio Panelinha preparar uma receita de cuscuz de milho com feijão-verde que é tão festiva, mas tão festiva, que está no Especial de Ceias Vegetarianas do Panelinha.

Veja a receita do cuscuz de milho com feijão-verde

Alerta de spoiler!

Ficou claro que cuscuz nordestino não poderia ficar de fora da próxima temporada do Cozinha Prática. A estreia é em março de 2020, mas já estamos gravando a todo vapor. Desta vez, o cuscuz vai voltar como prato principal, em um episódio de Tempo Real.

Sim, os episódios em que cozinhamos o jantar juntos, em 30 minutos, vão continuar sendo exibidos às segundas – e o programa continua diário! Mas as novidades são muitas. Tem tema novo, receitas inéditas... Estou animada.