Top 10: pasta, patê ou dip?

Top 10: pasta, patê ou dip?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de maio de 2016


No Cozinha Prática desta semana, fiz uma brincadeira com o nome dos pratos do programa: o cardápio era frittata, sangria e tapenade com torrada, mas podia ser tortilla ou omelete de forno; ponche ou clericot; ou mesmo uma bruschetta de azeitona…

O que me leva a pensar que, numa reuniãozinha entre amigos (pode chamar de happy hour, esquenta…) – para o qual este menu é perfeito! –, bem que podia ter uma segunda ou terceira opção de petisco.

Selecionei dez receitas de pastinhas – ou seria patê? Ou dip?

Dip de feijão-branco
O pessoal tá chegando e você só tem uma lata de feijão-branco na despensa? Oba! Vai sair uma pastinha boa pra acompanhar um papo com cerveja.

Geleia de tomate com pimenta
Bolinho de arroz e de risoto ganham camada extra de sabor com esta geleia agridoce. Ah, só tem queijo? Fica ótima também!

Maionese caseira de azeitona
Quando a maionese é caseira, a gente sente de primeira. Vale temperar: com azeitona preta ganha cor diferente e fica perfeita para servir com iscas de peixe.

Pasta de ervilha com abacate
Superverde e superfresca, leva coentro, além de ervilha fresca e abacate.

Patê de beterraba com sardinha
Doce e salgada ao mesmo tempo, a pastinha ainda leva endro, que deixa a combinação fresca. Sem contar que tem cor vibrante!

Pasta de cebola caramelizada
Você não pode imaginar como esse patê, que já é um clássico do Panelinha, é bom. Quem fez aprovou! O segredo é que a técnica de caramelizar a cebola deixa o preparo adocicado.

Pasta de abacate
Gosta da ideia de guacamole, mas não gosta de guacamole? Esta pastinha de abacate é a melhor opção: leva alho, azeite, sal, limão e folhas de coentro.

Pasta de alho assado
Depois de assado, o alho fica doce. É por isso que essa pastinha é incrível: tem o sabor do alho, porém delicado, atenuado. Quando a gente serve, o pessoal se surpreende.

Patê de berinjela assada
Esta versão de babaganuche é um sucesso: a berinjela vai ao forno com o alho, que fica adocicado. Consegue imaginar?

Homus a jato
A pastinha árabe de grão-de-bico com tahine, alho, limão e sal poderia levar coisa de hora para ficar pronta. Nesta versão, com grão-de-bico em lata, fica pronta num zum zum zum do mixer!

Fotos: Editora Panelinha