Vem aí: Cozinha Prática Especial Fim de Ano

Vem aí: Cozinha Prática Especial Fim de Ano
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de dezembro de 2021


Depois de tantos encontros adiados, e datas especiais comemoradas à distância, as festas de fim de ano vão ter um sabor especial: este vai ser o Natal do reencontro. E também precisa ser o Natal da solidariedade. Para este momento tão especial, vem aí o Cozinha Prática Especial de Fim de Ano, uma série inédita em cinco episódios.

o COZINHA PRÁtica ganhou um especial de FIM DE ANO em cinco episódios

Confira 160 receitas de Natal


A gente passou tanto tempo juntos na cozinha durante a pandemia... Não ia ser agora que eu ia deixar você na mão! O Cozinha Prática Especial Fim de Ano tem ceia completa, com receitas bem democráticas, que funcionam pra todos os tamanhos de família. E até pra quem vai passar a dois.



Serão cinco programas com uma hora de duração cada e, no último, vai ter ceia pro réveillon, com os alimentos simbólicos. Estamos todos precisando de um pouco de sorte.

Além das receitas, vou mostrar muitas ideias pra ajudar a trazer um pouco do clima festivo pra sua casa. Vai ter ideias de decoração, tudo bem artesanal e um pouco mais tropical. O objetivo é espalhar alegria, por isso, vamos além da casa.

Logo no primeiro episódio, convidei minha amiga Adriana Salay pra falar sobre o projeto que ela coordena, o Quebrada Alimentada. Todos os dias, eles fornecem 90 marmitas solidárias pra famílias que vivem no entorno do Mocotó, restaurante do marido dela, o chef Rodrigo Oliveira. A ideia é, quem sabe, inspirar você a cozinhar um pouquinho a mais e estender a mão para quem precisa.

E olha que legal: todas as receitas que eu vou preparar pra mostrar pra você vão se transformar em 90 marmitas solidárias para o projeto da Adriana. A gente quer mostrar como se faz na prática!

A ideia é espalhar alegria. Por isso também este é o Natal da solidariedade


Tem muito assunto, mas está tudo bem organizadinho. Os episódios são conectados – o caldo que se forma na assadeira do episódio de estreia vira molho no segundo episódio, por exemplo. As receitas se complementam e também se transformam ao longo da série. E claro que vai ter programa dedicado às sobras! Ou seja, não dá para perder nenhum episódio. Já bloqueia a agenda: de 13/12 a 17/12, sempre às 21h, temos um encontro marcado no GNT.

Programação completa


Segunda (13/12)

Ep. 1: Assados de Natal

Vou mostrar o preparo de dois assados: um frango com laranja para a família e galeto para a ceia a dois. Além das receitas, vai ter muita dica para decorar a casa pras festas. Também vamos ver como montar marmitas solidárias com Adriana Salay, do projeto Quebrada Alimentada.

Terça (14/12)

Ep. 2: Acompanhamentos

Vamos preparar três acompanhamentos para o assado da ceia: um arroz vermelho festivo, com cebolas fritas, amêndoas, figos e especiarias; a farofa de milho, bacon e cenoura; e um incrível molho de laranja para assados, bem aveludado. Com a ceia pronta, vamos montar a mesa. Vai ter muita dica para preparar um bufê bem especial. No fim, vamos transformar a ceia completa em marmita solidária para o projeto Quebrada Alimentada.

Quarta (15/12)

Ep. 3: Sobremesas

O biscoito de gengibre, bem natalino, abre o episódio. Vamos receber Adriana Kreüzer, que vai fazer decorações natalinas com glacê real. Depois vamos aproveitar para dar uma volta: vou até a casa de pães artesanais Le Blé pra ver o passo a passo de um panetone espetacular, que leva banana e doce de leite. De volta ao estúdio, vou preparar um bolo de sorvete com baba de moça e nozes, inspirado na tradicional torta de nozes da minha avó. E ainda vai dar tempo de mostrar um clássico retrô: panetone recheado com sorvete, servido com calda de doce de leite.

Quinta (16/12)

Ep. 4: Reaproveitamento

No penúltimo episódio do especial de fim de ano, vamos transformar as sobras da ceia em almoço de Natal completo. O arroz vermelho com especiarias vira massa de quiche, recheada com gorgonzola, figo e couve. As sobras do frango se transformam em um salpicão todo especial, com molho de iogurte cremoso. E o miolo do panetone vai ser usado pra preparar uma sobremesa glamourosa com sorvete e cobertura de merengue, o baked alaska. Além disso, vai ter uma torta de pêssego que aproveita a fruta em calda da cesta de Natal.

Sexta (17/12)

Ep. 5: Ceia de Ano Novo

Para encerrar essa maratona de fim de ano, vamos preparar juntos uma ceia de ano novo leve e elegante, pra ser preparada com antecedência e servida em temperatura ambiente, depois da meia noite. No cardápio tem peixe assado confitado e tomate assado, molho de iogurte com tahine e salada de lentilha com couve-flor grelhada com molho de mel e sementes de romã. Pra terminar o programa (e o ano), Vini Marson ensina o passo a passo de uma água tônica artesanal. E, claro, a gente prepara drinques especiais.


O Cozinha Prática Especial de Natal vai ao àr de 13 a 17/12, às 21h