Banner do Blog

Uma semana com receita para comemorar

Imagem do post

Uma semana que começa com cuscuz marroquino em uma panela só e termina com bolo de chocolate com cobertura de chantilly de chocolate só pode ser maravilhosa, né? Entre o jantar em tempo real e a sobremesa do Divirta-se, tem muitas outras receitas incríveis.

Na terça, dia de #desgourmetiza, resgato um clássico que anda meio esquecido, o salpicão de frango. Vai ser um episódio especial: vou mostrar os bastidores do programa, para você ver o caminho que uma receita percorre até chegar à sua casa. A reprise da quarta é de assistir com a caixinha de lenços à mão: quem se lembra do Nhoque da Tsé? A avó do meu marido, sobrevivente do Holocausto, levava a criançada para a cozinha para preparar o nhoque que virou uma tradição familiar e o tema do episódio de Receitas com Memórias que vai ao ar nesta semana. Quer mais? Tem! No dia de Preguiça Total, vou mostrar a versatilidade do ovo com três sotaques: italiano, francês e japonês. Vem comigo?  

SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO: DIVIRTA-SE

RECEITA: BOLO FUDGE DE CHOCOLATE COM CHANTILLY DE CHOCOLATE

Quer uma receita para fisgar a família e levar todo mundo para a cozinha? Achou: este bolo fudge de chocolate tem MUITO chocolate na massa, que é leve e bem úmida, doce na medida. Com direito a uma camada extra de sabor: chantilly de chocolate. Sim, vamos preparar um chantilly caseiro com chocolate amargo e cacau em pó, afinal, se a gente adora chocolate, por que não fazer um bolo de chocolate com mais chocolate na cobertura, né? Não diga que não avisei, sexta é dia de se divertir na cozinha!

OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA, 26/8: TEMPO REAL 

RECEITA: CUSCUZ MARROQUINO COM LEGUMES À JATO

Começar a semana com um jantar caprichado vai ficar moleza depois que você aprender essa receita de cuscuz marroquino com legumes, preparada em uma panela só. A vantagem desse preparo é aproveitar os legumes que você já tem na geladeira para experimentar novos sabores e variar o tempero. Em menos de meia hora tá pronta uma refeição completa! Aliás, é tão pá-pum que ainda respondo às suas dúvidas culinárias no meu S.A.C, o Serviço de Atendimento ao Cozinheiro. 

 

LISTA DE INGREDIENTES

1 cenoura

400 g de abóbora japonesa

1 cebola

2 dentes de alho

6 ramos de coentro

2 folhas de louro

1 1/2 colher (chá) de páprica

70 g de castanhas-de-caju torradas

1 xíc. (chá) cuscuz marroquino

1 lata de grão-de-bico

Azeite

Sal e pimenta-do-reino 

Folhas de hortelã

Folhas de coentro

 

LISTA DE UTENSÍLIOS

Ralador

Chaleira

Frigideira grande ou panela com tampa

Xícaras e colheres medidoras

Facas

Tábua

 

PRÉ-PREPARO

Prepare uma receita de iogurte cremoso

 

TERÇA-FEIRA, 27/8: DESGOURMETIZA!

RECEITA: SALPICÃO DE FRANGO

Pensa num episódio especial! Para você não perder de jeito nenhum, já venho toda trabalhada no spoiler: vai ter bastidores do programa, mostrando o caminho que uma receita percorre até chegar à sua casa, sempre com a ajuda da minha equipe, que você também vai conhecer! 

Leia sobre os bastidores do programa!

Aproveitando o clima em família, vou preparar uma receita de salpicão que tem tudo para ser eleita "a" receita desta temporada do Cozinha Prática. Por quê? Ah, descubra assistindo! 

 

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami

Fotógrafo: Guillermo White e Lucas Fonseca

Flores: Florinda 

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha

QUARTA-FEIRA, 28/8: RECEITAS COM MEMÓRIAS

RECEITAS: NHOQUE COM MOLHO DE CEBOLAS CARAMELIZADAS, NHOQUE GRATINADO COM BURRATANHOQUE COM MOLHO DE MANTEIGA, SÁLVIA E NOZES

Nesta semana, no Cozinha Prática, pego uma memória emprestada do meu marido, que além de marido é meu parceiro na realização de tantos outros sonhos. Ele conta que, ainda pequeninho, adorava quando chegava na casa da avó – a Tsecha –, e ela estava na cozinha, preparando nhoque. Ela fazia a massa, ele enrolava, cortava e se sentia superimportante por ajudar numa tarefa de gente grande. É em homenagem à Tsecha que preparo não apenas uma versão de nhoque, mas três, todos com a massa tradicional de batata, mas com sugestões de molhos diferentes.

Saiba tudo sobre o episódio aqui

QUINTA-FEIRA, 29/8: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAS: COCOTTE DE TOMATE, RICOTA E MANJERICÃO, ARROZ FRITO COM OMELETE JAPONESA, MACARRÃO À CARBORNARA e FAROFINHA DE BACON

Ovo é um ingrediente curinga que rende um monte de receita pá-pum para os dias em que a preguiça está maior do que a fome. Mas vou mostrar que com alguns acessórios culinários (e quase nenhum esforço), você transforma um ovo mexido em uma omelete japonesa fina, delicada. Prefere ovo cozido? Só mandar para o micro-ondas com tomate e umas folhinhas de manjericão e, voilá, tá pronto um jantar com sotaque francês, a cocotte. Sua receita de  preguiça total é macarrão? Ah, então prepare-se: vai ter carbonara!