FAQ do feijão

FAQ do feijão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de julho de 2020


Precisa congelar sempre o feijão cozido ou posso deixar na geladeira e refogar quando for servir?


O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.


Por que o molho não pode passar de 12 horas?


Os grãos começam a abrir ao meio, soltar a casca e perder a cor. O feijão cozido terá grãos desmanchados e cor desbotada.

Veja também:

Tudo o que você precisa saber para ter feijão na mesa todos os dias

Rita, Help!: passo a passo do feijão em vídeo

Receitas para variar o sabor do feijão


Cozinha na pressão só 10 minutos? Deixo muito mais tempo!

O remolho de 8-12 horas (ou durante a noite) faz que o feijão cozinhe bem rápido, em apenas 10 min na pressão. Quanto menor for o tempo de demolho, mais tempo será necessário para cozinhar.


Por que cozinha o feijão sem sal?

O feijão cozido com sal resfriado e reaquecido fica farinhento. Se você for comer todo o o feijão assim que ele terminar de cozinhar, pode usar sal. Mas como sugerimos que aproveite para cozinhar a mais e congelar, é melhor não adicionar sal para que o feijão não fique farinhento ao ser descongelado.


Pode congelar temperado?

Poder pode, mas ele vai ficar farinhento ao ser descongelado. Veja explicação aqui na pergunta anterior.


Qual feijão faz mais caldo?

Carioca, rajado, rosinha, preto, branco e vermelho.


O feijão fica com grãos duros e macios. Onde estou errando?

Além de eliminar os compostos que dão gases, o remolho facilita o cozimento uniforme dos grãos. Se ainda assim o feijão tem muita diferença na textura, pode ser por conta do tipo ou marca do feijão. Feijões mais velhos variam mais de textura.


Carnes no feijão. Quais pode usar e em que momento devo colocar? Elas cozinham na pressão com os grãos ou entram no refogado?


Para utilizar carne no feijão, a lógica é a seguinte: o tempo de cozimento da carne é o mesmo do feijão, ou ela ainda precisará de mais tempo para ficar macia? (10 min na pressão ou 1h30 na panela convencional).

Bacon, linguiça e paio podem ser cozidos junto com o feijão. O bacon ainda pode ser incluído apenas no refogado, na hora de temperar.

Já carnes de cozimento mais longo como carne-seca, costelinha defumada ou lombo precisam ser pré-cozidas antes, do contrário vão ficar duras.


Se sobrar feijão temperado para o dia seguinte, não corre o risco de azedar (se tiver cebola e tomate)?

Não: o feijão já temperado pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.


Por que não pode tirar a pressão com o garfo na vávula? Esfriar a panela de pressão de baixo da torneira não estraga a panela fazendo com que o fundo fique abaulado?

Não é recomendado que se tire a pressão com o garfo pois pode haver entupimento da válvula devido ao conteúdo interno e diferença da pressão existente. De um modo geral, os fabricantes recomendam que deixe esfriar a panela em temperatura ambiente até que a pressão interna saia ou colocar sobre água corrente, derramando a água sob a tampa com cuidado para não cair água na válvula. Nunca retire a válvula enquanto a panela estiver aquecida e nunca force a abertura. O choque térmico em excesso pode levar a deformações na panela, até mesmo se deve atentar para o momento de limpeza (nada de tirar o alimento da panela quente e colocar sob uma superfície ou água fria).