Uma semana com receita para comemorar

Uma semana com receita para comemorar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de agosto de 2019


Uma semana que começa com cuscuz marroquino em uma panela só e termina com bolo de chocolate com cobertura de chantilly de chocolate só pode ser maravilhosa, né? Entre o jantar em tempo real e a sobremesa do Divirta-se, tem muitas outras receitas incríveis.

Na terça, dia de #desgourmetiza, resgato um clássico que anda meio esquecido, o salpicão de frango. Vai ser um episódio especial: vou mostrar os bastidores do programa, para você ver o caminho que uma receita percorre até chegar à sua casa. A reprise da quarta é de assistir com a caixinha de lenços à mão: quem se lembra do Nhoque da Tsé? A avó do meu marido, sobrevivente do Holocausto, levava a criançada para a cozinha para preparar o nhoque que virou uma tradição familiar e o tema do episódio de Receitas com Memórias que vai ao ar nesta semana. Quer mais? Tem! No dia de Preguiça Total, vou mostrar a versatilidade do ovo com três sotaques: italiano, francês e japonês. Vem comigo?

SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

RECEITA: BOLO FUDGE DE CHOCOLATE COM CHANTILLY DE CHOCOLATE

Quer uma receita para fisgar a família e levar todo mundo para a cozinha? Achou: este bolo fudge de chocolate tem MUITO chocolate na massa, que é leve e bem úmida, doce na medida. Com direito a uma camada extra de sabor: chantilly de chocolate. Sim, vamos preparar um chantilly caseiro com chocolate amargo e cacau em pó, afinal, se a gente adora chocolate, por que não fazer um bolo de chocolate com mais chocolate na cobertura, né? Não diga que não avisei, sexta é dia de se divertir na cozinha!

OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA: TEMPO REAL

RECEITA: CUSCUZ MARROQUINO COM LEGUMES À JATO

Começar a semana com um jantar caprichado vai ficar moleza depois que você aprender essa receita de cuscuz marroquino com legumes, preparada em uma panela só. A vantagem desse preparo é aproveitar os legumes que você já tem na geladeira para experimentar novos sabores e variar o tempero. Em menos de meia hora tá pronta uma refeição completa! Aliás, é tão pá-pum que ainda respondo às suas dúvidas culinárias no meu S.A.C, o Serviço de Atendimento ao Cozinheiro.

LISTA DE INGREDIENTES

1 cenoura

400 g de abóbora japonesa

1 cebola

2 dentes de alho

6 ramos de coentro

2 folhas de louro

1 1/2 colher (chá) de páprica

70 g de castanhas-de-caju torradas

1 xíc. (chá) cuscuz marroquino

1 lata de grão-de-bico

Azeite

Sal e pimenta-do-reino

Folhas de hortelã

Folhas de coentro

LISTA DE UTENSÍLIOS

Ralador

Chaleira

Frigideira grande ou panela com tampa

Xícaras e colheres medidoras

Facas

Tábua

PRÉ-PREPARO

Prepare uma receita de iogurte cremoso

TERÇA-FEIRA: DESGOURMETIZA!

RECEITA: SALPICÃO DE FRANGO

Pensa num episódio especial! Para você não perder de jeito nenhum, já venho toda trabalhada no spoiler: vai ter bastidores do programa, mostrando o caminho que uma receita percorre até chegar à sua casa, sempre com a ajuda da minha equipe, que você também vai conhecer!

Leia sobre os bastidores do programa!

Aproveitando o clima em família, vou preparar uma receita de salpicão que tem tudo para ser eleita "a" receita desta temporada do Cozinha Prática. Por quê? Ah, descubra assistindo!

QUARTA-FEIRA: RECEITAS COM MEMÓRIAS

RECEITAS: SOPA DE LENTILHA PERFUMADA COM LIMÃO E BOLO ENCHARCADO DE LARANJA

Nesta semana, no Cozinha Prática, ensino o preparo que ficou registrado na minha memória como sopa para fazer as pazes. Feita com lentilha, leva um toque de cominho e outro de limão, cremosa na medida certa. E por que sopa para fazer as pazes? Quem assistiu a temporada de Receitas com Memória sabe ela faz parte da minha história com o Ilan, meu marido. E quem sabe, não pode perder o episódio nesta quarta.

Saiba tudo sobre o episódio aqui!

QUINTA-FEIRA: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAS: COCOTTE DE TOMATE, RICOTA E MANJERICÃO, ARROZ FRITO COM OMELETE JAPONESA, MACARRÃO À CARBORNARA e FAROFINHA DE BACON

Ovo é um ingrediente curinga que rende um monte de receita pá-pum para os dias em que a preguiça está maior do que a fome. Mas vou mostrar que com alguns acessórios culinários (e quase nenhum esforço), você transforma um ovo mexido em uma omelete japonesa fina, delicada. Prefere ovo cozido? Só mandar para o micro-ondas com tomate e umas folhinhas de manjericão e, voilá, tá pronto um jantar com sotaque francês, a cocotte. Sua receita de preguiça total é macarrão? Ah, então prepare-se: vai ter carbonara!

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami

Fotógrafo: Guillermo White e Lucas Fonseca

Flores: Florinda

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha