Sobremesas brasileiras para a ceia de Natal

Sobremesas brasileiras para a ceia de Natal
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de dezembro de 2020


Está tudo bem se você é daqueles que não abrem mão do panetone (se esse é o caso, que tal aprender a versão caseira da receita?), mas com tantas opções de doces brasileiríssimos e deliciosos, que tal montar, neste Natal, uma mesa com sobremesas que fazem a gente lembrar da infância, da mãe e da avó, do lanche nas férias ou do aniversário do melhor amigo? De quebra, a sobremesa ainda vira tema de histórias, de comparações entre o melhor pudim de leite ou a receita favorita de pavê. Seja com o núcleo menor (a família que mora na mesma casa) ou na videoconferência com todos os parentes, não vai faltar assunto! Veja aqui as sugestões:

CUSCUZ DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

Prática de fazer, essa sobremesa nem vai ao forno, só precisa de tempo para hidratar a tapioca (que é aquela granulada , de bolinha, não a de fazer panqueca de tapioca) e depois resfriar e firmar na geladeira. Enformada e com calda de coco fica toda incrementada, mas também dá para fazer a versão brulée e de colher (tudo aqui na receita). Pode ser preparado com três dias de antecedência. A conversa na ceia: especulações sobre os tipos de cuscuz, do paulista ao marroquino, uma possível surpresa com o cuscuz doce.

Seleção de presentes da Loja Panelinha

PAVÊ DE CHOCOLATE

Dezembro é mês de calorão na maior parte do Brasil, então, nada melhor do que incluir na ceia uma sobremesa geladinha com jeitão de sorvete e cremosidade festiva como esse pavê de chocolate. O bom é que se sobrar, dá para congelar por até 15 dias. Ou então fazer a sobremesa bem antes para ganhar tempo. Esse não pode faltar só pra ter a piadinha que é quase um acompanhamento do nome do doce...

MANJAR BRANCO

MANJAR BRANCO

Esse clássico brasileiro tem ainda a vantagem de ser fácil de preparar. Não precisa, de forno, é só misturar tudo na panela, enformar e colocar para gelar na geladeira. Sim, leva um tempo, e como toda receita famosa, cada um tem seu truque. Mas se você seguir certinho nossa receita, garanto que fica gostoso. Pode preparar com uns cinco dias de antecedência e deixar na geladeira. E adivinha qual vai ser o assunto dessa sobremesa? A calda de ameixa, que nem todo mundo gosta, claro. Você pode variar o sabor com calda de damasco ou de frutas vermelhas.

Veja mais receitas no especial de Natal

PUDIM DE LEITE


Atenção: essa é a receita do pudim de leite SEM furinhos. O preparo é simples, sem necessitar de nenhum aparelho - tudo feito à mão, mas tem seus truques de pausa e de não mexer bruscamente para não formar bolhas de ar e deixar o pudim bem lisinho. Como ele leva um tempo no forno, é bom considerar o tempo para preparar os outros itens da ceia. O pudim pode ser feito no dia anterior, ou até cinco dias antes. Tema da conversa: com furinho ou sem furinho?

SAGU DE UVA

Essa receita é tão linda e saborosa quanto a original, mas no lugar de vinho, vai suco de uva, para quem tem criança e não quer nenhum residual de álcool na sobremesa. Para acompanhar, o creme inglês faz toda diferença. Pode ser feito com antecedência e não precisa nem desenformar para servir, já pode deixar numa tigela linda na geladeira. Quer o sagu de vinho mesmo? Claro, temos também: sagu de vinho. O assunto da sobremesa: qual a consistência perfeita das bolinhas? E o quanto molhadinho você prefere? Fãs de sagu entenderão...

DOCE DE ABÓBORA

A gente tem toda uma tradição de doces em compota, e o de abóbora é um verdadeiro sucesso. Pode ser servido com uma fatia de queijo ou uma seleção de outros doces. Com a mesma técnica, o doce de abóbora pode se transformar no crumble de abóbora, que pode ser assado na manhã da ceia (prepare o doce com antecedência) e servido quente ou em temperatura ambiente.