Sopas: vai de beiju, pipoca ou crouton?

Sopas: vai de beiju, pipoca ou crouton?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de setembro de 2015


Num jantar formal, a sopa costuma ser apenas uma entrada. Às vezes, nem isso: não passa de um amuse bouche, servida em xícara de café, apenas para alegrar o paladar. Tudo bem. Fica chique. Mas, na vida real, no jantar de terça-feira, uma boa sopa, feita em casa, pode ser a refeição perfeita. É leve e nutritiva, saborosa e saudável, sacia mas não atrapalha o sono. Para muitos, alimenta até a alma. Melhor ainda se for acompanhada de pão. É ou não é? Mergulhe um pedaço e, aí sim, a refeição está completa.


O pão na realidade não precisa ser exatamente um pão. Você pode dar diferentes personalidades à sopa trocando os acompanhamentos. Olha essa sopa fria de ervilha fresca com hortelã que delícia que fica com pipoca.

Veja também como preparar uma pipoca com especiarias

A própria sopa de cebola, estrela do episódio do Cozinha Prática desta semana, fica incrível com gratinada com pão e queijo gruyère, mas também vai muito bem com massa folhada – e, aí, pra viabilizar, vamos de massa comprada pronta; ou vai dizer que consegue preparar a massa folhada em casa em plena terça-feira?!

Também dá pra tropicalizar e servir todo tipo de sopa com beiju de tapioca. Uma ótima alternativa ao pão. Um ou dois discos de massa de tapioca bem crocantes com um pouco de parmesão ficam incríveis até com a clássica sopa francesa.

Quer ver outra ideia bem brasileira de acompanhamento? A mineiríssima broinha de fubá, que fica pronta pá pum e ainda rende para o café da manhã do dia seguinte – a massa pode ficar na geladeira até a hora de assar!

Para quem não abre mão dos croutons, que tal uma versão superprática, preparada na frigideira? Os cubinhos de pão são perfumados com alho, alecrim e orégano.

Outros temperinhos e ingredientes também ajudam a dar aquele sabor extra à sopa. Quer alguns exemplos para se inspirar?

- Creme de leite fresco é um clássico com a sopa de beterraba
- Nesta versão, o gazpacho ganha tofu
- A sopa de abóbora com gengibre adora uma colherada de iogurte
- Sopa de milho vai bem com cebolinha e páprica defumada


Fotos: Editora Panelinha