Ceia sem correria: meus conselhos

Ceia sem correria: meus conselhos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de dezembro de 2019


Atenção: hoje é a última chamada para determinar o cardápio da ceia de Natal. Para não ficar naquele corre-corre insano, daqui para a frente você deve se concentrar nas compras – e na cozinhança, claro. Quanto mais definido estiver o menu, menos desperdício de tempo e de dinheiro.

Adiante tudo que puder para, no dia 24, se concentrar no assado e na arrumação da casa.

Listei algumas escolhas que vão facilitar – e muito! – o preparo da ceia. Mas antes, um conselho: quer deixar o cardápio natalino mais saudável? Tire o refrigerante da mesa, da lista de compras, da vida!

ESTE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NA MINHA NEWSLETTER (19/12). ASSINE AQUI

Farofa sem cebola

As farofas de castanhas que não levam cebola podem ser preparadas até dois dias antes.

Deixe esfriar e guarde em pote com fechamento hermético para não perder a crocância (pode ficar fora da geladeira!). No dia da ceia, é só transferir para uma tigela bem linda do Acervo Panelinha (uhu!). Não precisa nem aquecer!

Farofa de banana-passa com castanha-de-caju
Farofa de biju com castanha-de-caju
Farofa de biju com castanha-do-pará

Arroz passado na frigideira

Se quiser antecipar, escolha as receitas em que o arroz passa pela frigideira depois de cozido.

Prepare na véspera e mantenha na geladeira. Depois de pronto, solte bem e guarde em um recipiente raso com tampa (vale até espalhar em uma assadeira e fechar com filme). No dia, basta passar na frigideira com amêndoas e manteiga, com ervas ou com castanha-de-caju.

Arroz com amêndoas
Arroz com ervas (sabzi polo)
Arroz com castanha-de-caju

Escolha um molho "independente"

Alguns molhos dependem do assado para serem feitos. Outros são preparados de maneira totalmente independente. A vantagem desses é que você pode preparar com antecedência. (E, assim, não fica naquele corre-corre quando o assado sai do forno!)

Molho de damasco com vinho – Prepare até o passo 4 e guarde em pote com fechamento hermético na geladeira. No dia é só terminar o preparo.

Molho de maracujá – Guarde em pote com fechamento hermético na geladeira. No dia, é só aquecer e servir.

Inclua o chutney no cardápio

Apesar da origem indiana, este molho com jeitão de geleia salgada é um complemento perfeito para o cardápio natalino – os sabores combinam com carne de porco (tender e lombo) e com aves (peru e frango). E tem outra vantagem: pode ser preparado com semanas de antecedência – ou seja, hoje mesmo!

Vá no chutney de abacaxi!

Adiante a sobremesa

Se ainda não viu, não deixe de acessar o post Sobremesas que congelam, no meu blog. Você pode preparar hoje e descongelar no Natal. Ou, ainda, escolha uma das que duram bem até cinco dias na geladeira e prepare amanhã.

Sobremesa para iniciantes

Se você não tem experiência com doces, mas mesmo assim foi escalado para levar sobremesa para a ceia, prepare uma das minhas favoritas: cocada de forno com raspas de laranja. Até quem nunca fez um brigadeiro de micro-ondas acha essa cocada muito fácil.

Divida as tarefas com todos

O Natal é uma festa de família e amigos. Cada um pode fazer uma parte: distribua as tarefas, envolva todo mundo. E se tiver crianças menores em casa, dê uma olhada neste post com ideias para elas participarem da ceia.