Crianças na cozinha: 5 atividades em que elas aprendem brincando

Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de dezembro de 2019


Tem criança de férias em casa? Oba! Tem ajudante na cozinha! Incluir os filhos nos preparos das receitas é unir a brincadeira com o aprendizado – e de quebra tirar da frente algumas tarefas que podem ser demoradas. Veja 5 ideias já no clima do Natal.


1. Debulhar ervas – para preparar uma picada catalana

No dia a dia, você não vai ficar debulhando uma a uma as folhas da salsinha. Mas para as crianças de férias em casa isso vira um exercício de concentração.

A picada catalana, um molho surpreendente, primo do pesto, está no Especial de Natal do Panelinha. Na ceia, combina com assados, como aves e peixes. E no dia a dia faz par perfeito com o arroz com frango em uma panela só.


CONFIRA AS RECEITAS DO ESPECIAL DE NATAL


2. Descascar ovo de codorna – para decorar o cuscuz paulista

Não conheço uma criança que não goste de descascar ovo de codorna! O treino pode ser com a salada de ovos de codorna. Assim quando chegar o Natal, a turminha está craque para ajudar na decoração do cuscuz.



3. Desfiar frango – que vai no salpicão

Atenção! Salpicão! Vai desfiar! Já desfiou! Apenas lembre-se de deixar o frango amornar bem para não correr o risco de ninguém se queimar.

4. força no BATEDOR DE ARAME – para começar o creme inglês

Batedor de arame é um barato: vira microfone, guitarrinha, baqueta de bateria. E colocar a criança a cargo do batedor é um ótimo jeito de ensinar técnicas bem básicas. Pode ser para misturar as gemas com o açúcar no comecinho do creme inglês.



Pode ser para preparar um molho de salada bem clássico. E, para os mais experientes, por que não, para preparar o creme batido!

5. Separar as claras das gemas – para a torta de nozes do Natal

Vai ter torta de nozes, quindão, baba de moça, bolo de sorvete, torta de limão com merengue, pavê de banana... enfim, vai ter sobremesa no Natal? Então ensine seu filho ou sua filha a quebrar os ovos e separar as claras das gemas! É formação culinária na prática!

Todas as receitas (e muitas outras) estão no Especial de Natal do Panelinha