TOP 10: receitas para solteiros

TOP 10: receitas para solteiros
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de agosto de 2012


Cozinhar só para um não é fácil. As receitas são sempre pensadas para quatro, seis, até dez pessoas, mas nunca para os solteiros, em porções individuais. Isso até virou assunto no Cozinha Prática. Hoje, logo mais, às 21h15 no GNT, tem o repeteco da omelete a jato, servida com salada de verdes.

Com essa receita, a gente vê que dá para fazer uma refeição saudável, saborosa e com pouquíssimos ingredientes. Em menos de 15 minutos, o jantar está na mesa.

Em homenagem aos guerreiros e guerreiras que enfrentam o forno e o fogão, mesmo para fazer um jantar só para si, resolvi fazer o top 10 desta semana. Todas as receitas a seguir são práticas, gostosas e servem uma porção. São um fast food gourmet! A número 1 é essa omelete do Cozinha Prática, que você confere aqui e hoje à noite no programa.

2. hambúrguer de prato
Leva somente carne moída, azeite, sal e pimenta-do-reino. É um hambúrguer com sabor autêntico. Para acompanhar, batatas galetes e um incrível molho de mostarda.

3. frango ao molho de missô
Receita ótima para dar um pouco mais de charme ao frango do dia a dia. Consiste no peito de frango grelhado com uma mistura deliciosa de missô, shoyu e azeite.

4. espaguete integral com tapenade
Por ter o sabor marcante, a massa integral pede um molho que também tenha lá sua presença, como a tapenade, uma pastinha feita com azeitonas pretas

5. sanduíche caprese
A salada clássica italiana, de tomate, muçarela e manjericão, vira recheio para o sanduíche, que é perfeito para o lanche no serviço.

6. sopa de mandioquinha
Nos dias frios, nada melhor do que uma sopinha para esquentar e acalmar a fome. A de mandioquinha é supercuringa.

7. cocotte de aspargos com presunto cru
Para os dias que pedem uma receita mais elegante e charmosinha, esta cocotte é ideal. Ela também vai superbem acompanhada de torradinhas ou uma salada de verdes.

8. sanduíche de salmão, cream cheese e rúcula
A combinação do salmão defumado com a rúcula é imbatível. Dá vontade até de comer pura. Mas com o pão tostadinho ninguém bota defeito.

9. salada de macarrão com atum
Cogumelo-de-paris, atum em conserva e rodinhas de macarrão. Essa mistura inusitada rende uma salada criativa, que foge do óbvio. Não precisa dividir com ninguém!

10. fritatta de batata
A fritata é uma espécie de prima generosa da omelete. Pode ser preparada com legumes, queijos, carnes ou que mais a sua imaginação, ou estômago, mandar.

No Cozinha Prática de hoje, você vê:

Truque culinário: fórmula do molho de salada
Biblioteca: 'Receitas com ovos', de Michel Roux, Larousse
Ingrediente-curinga: salsinha
Utensílio indispensável: tigela
Vitrine: moedores de pimenta
Trilha sonora:

Música: Everyday
Intérprete: Buddy Holly

Música: Maria Ninguém
Intérprete: Brigitte Bardot

Música: Jeepers Creepers
Intérprete: Louis Armstrong

Música: Sway
Intérprete: Rosemary Clooney

Música: Tu Veux Ou Tu Veux Pas
Intérprete: Brigitte Bardot