Entre clássicos e novidades, só receita boa!

Entre clássicos e novidades, só receita boa!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de agosto de 2019


Quando falo que o Cozinha Prática tem receitas para todas as ocasiões, não tô brincando, não! Da sen-sa-cio-nal torta de abóbora à mais prática salada de feijão-branco, vou preparar um monte de receitas para você aumentar o seu repertório e garantir comida de verdade todos os dias, até quando bate aquela preguiça de cozinhar. Dá uma olhada!


SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

receita: TORTA DE ABÓBORA

A sexta vem com tudo – inclusive com sotaque gringo: oh yeah! Como promessa é dívida, vou mostrar o passo a passo da torta de abóbora, ou pumpkin pie, que o Ilan, meu marido, preparou para mim. Quando eu postei uma foto no meu Instagram, fez o maior sucesso. Aí, chegou a hora de mostrar a receita no dia dedicado para quem gosta de cozinhar.

Outros episódios da semana

Segunda-feira: tempo real

RECEITA: MACARRão à putanesca

Com poucos ingredientes, é possível criar um prato cheio de personalidade. O macarrão à putanesca vai ser preparado em uma panela só! Ou seja, em tempo real e sem bagunça na pia.

E como a receita é pá-pum meeeeeeeesmo, ainda sobra tempo para a gente papear. Tá sabendo? É o S.A.C – o serviço de atendimento ao cozinheiro – para responder às suas dúvidas culinárias! E o tema é: "Como usar panela de inox sem queimar?" Vai ser uma mão na roda (ou seria uma mão na esponja?). A seguir, veja tudo o que você precisa para cozinhar comigo em tempo real:

LISTA DE COMPRAS

Fusili (1 xícara de chá)
1 cebola (vamos usar metade)
alho (1 dente)
1 lata de anchova (vamos usar 4 filés)
1 lata de tomates pelados em cubos
Manjericão (vamos usar 2 ramos)
Azeitonas pretas sem caroço (5 unidades)
Pimenta calabresa seca
Queijo parmesão (cerca de 30 g)
Azeite, sal e pimenta-do-reino

LISTA DE UTENSÍLIOS

Panela pequena com tampa
Facas
Medidores (xícaras e colheres)
Tábua

PRÉ-PREPARO

Descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque as folhas de manjericão; corte as azeitonas em quatro pedaços. Rale o queijo parmesão.

terça-feira: desgourmetiza, bem!

RECEITAS: QUIBE ASSADO, SALADA FATUCHE

Abrir a geladeira e encontrar uma travessa de quibe assado já é bom, mas encontrar quibe porcionado no congelador é ainda melhor! Na terça, vamos revisitar este clássico da culinária árabe, que vai ser servido com salada fatuche – que dupla perfeita! Quem mora sozinho precisa experimentar: é garantia de comida de verdade, mesmo nos dias de correria. (Ele descongela rapidinho!)

Quarta-feira: receita com memória

Receitas: SALADA DE TRIGO COM ABÓBORA ASSADA e RISOTO NA PRESSÃO COM ABÓBORA ASSADA

Há quase uma década, realizei o sonho: abri a cozinha para a sala. Foram nove meses de reforma no apartamento todo, e derrubar aquela parede que separava o fogão do resto da casa foi o ponto de partida. No Cozinha Prática da semana, mostro a receita que virou hit na minha casa, depois que a cozinha passou a ser aberta. O forno é um grande aliado de quem tem essa disposição de ambientes: faz menos bagunça e os alimentos ficam deliciosos. Por isso, sempre que dava, eu mandava alguns cubos de abóbora para a assadeira com sálvia e azeite. Essa receita é do tipo multiuso, vai bem com tudo. Dessa vez ela entra para abrilhantar (risos) uma salada de trigo e também um risoto de panela de pressão, mega prático.

Saiba tudo sobre o episódio!


QUINTA-FEIRA: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAs: TABULE, SALADA DE FEIJÃO-BRANCO COM CROUTONS, SALADA DE ARROZ COM CURRY e CASTANHA-DE-CAJU APIMENTADA

Eu bem sei que tem dias que não dá vontade de entrar na cozinha, mas é preciso ter comida de verdade na mesa. Por isso, toda quinta é dia de preguiça total no programa. E esta semana, vou mostrar três opções de saladas com grãos – cada uma vale por uma refeição! Vai ter salada de feijão-branco, tabule e salada de arroz com curry. E, claro, vários adereços para turbinar as preparações.


Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami e Kerolaine Amorim

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Florinda

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha