Plano para melhorar o café da manhã

Plano para melhorar o café da manhã
Compartilhe

Por Rita Lobo - 11 de fevereiro de 2020


Preparar um café da manhã saudável é um desafio. Até quem já se esforça para eliminar os ultraprocessados da rotina pode cair na pegadinha do pão de forma de saquinho, do requeijão, do achocolatado, do iogurte com sabor… Ou de qualquer um desses produtos que estão no dia a dia das pessoas, sem que elas se deem conta de que são alimentos ultraprocessados (basta ler a lista de ingredientes do rótulo).

De bate-pronto, a maioria das pessoas pensa: só faltava ter que madrugar para amassar pão ou bater um bolo! Como sociedade, estamos tão contaminados com a lógica da comida comprada pronta que nem conseguimos raciocinar direito. Óbvio que a ideia não é sovar o pão às seis da manhã. Aliás, você nem precisa fazer pães caseiros para excluir os ultraprocessados do café da manhã! Mas precisa sim pensar sobre o pão que vai consumir.

O grande segredo para não ficar sem café da manhã é dar um passo a frente e planejar. Não é, como você vai ver neste post, um superplanejamento. Mas pensar com antecedência ajuda bastante.

Veja cinco estratégias para melhorar seu café da manhã

Noite anterior

Acordar cedo e logo começar a improvisar na cozinha é pedir muito! Vale a pena encontrar, na rotina da noite, um momento para pensar a refeição matinal – e eventualmente deixar alguma coisa engatilhada. É por isso que meus posts são às 18h! Assim dá tempo de você comprar o que precisa na volta para casa e dar aquela agilizada para a manhã seguinte.


Meu exemplo favorito deste tipo de planejamento é o muesli. Na noite anterior, você mistura a base, com iogurte, leite, aveia, linhaça e mel, e deixa na geladeira. De manhã, apenas finaliza com uma maçã ralada e está pronto um café da manhã divino. É delicioso e dá o maior pique para o dia. Mas também funciona para a tapioca (hidrate o polvilho antes de dormir), para a salada de frutas (já deixe as frutas cortadas, guardadas em pote com fechamento hermético).


Muitas vezes você nem precisa adiantar o preparo, mas já deixar a refeição pensada, estruturada, é uma mão na roda. Ou, nesse caso, um mamão na roda


Muita gente já põe a mesa do café logo depois do jantar, que é para nem precisar pegar o prato no dia seguinte (nem cair na tentação de comer algo de pé, enquanto já vai saindo pro trabalho). E, realmente, essa é uma ótima ideia!


Fim de semana

Um passo a mais de planejamento é encaixar no fim de semana um preparo mais lento que renda um estoque para o café da manhã. Uma leva de pão de queijo no congelador, uma fornada de granola na despensa, um lote de iogurte na geladeira. Aí de manhã é aquecer o forno e assar o pão de queijo congelado ou apenas misturar a granola no iogurte.

O pão congelado em fatias vai direto para a torradeira e sai de lá quentinho (também dá para ir para a frigideira, de onde pode sair já com ares de pão na chapa). O bolo fatiado pode ser congelado: na noite anterior, deixe na geladeira – ou, se preferir, pode passar na frigideira com manteiga.


Toda hora é hora

O maior passo mesmo é ter sempre o café da manhã na cabeça e ir criando um estoque, criando oportunidades a cada refeição.

Teve risoto verde à noite? Na manhã seguinte pode ter ovo mexido com os talos do espinafre. Já deixe cortadinho num pote e mande para a panela na hora que acordar.

Teve mandioca cozida no jantar? Guarde dois pedaços para a manhã seguinte e sirva com mel.

Tem fruta querendo passar no ponto? Prepare uma geleia.

Foi numa padaria legal? já compre pão a mais e congele fatiado assim que chegar em casa. (Adeus pão ultraprô!)

O forno está quente para preparar um assado? Aproveite e prepare a granola.

Desse jeito, sempre tem alguma coisa gostosa para começar bem o dia.