Preparado para viajar comigo?

Preparado para viajar comigo?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de março de 2019


Oi, migo. Tudo bem? Cheguei com a programação da próxima semana. Agora que nossos encontros são diários, podemos deixar toda cerimônia de lado, já estamos íntimos!


Se você me acompanha por aqui e nas redes sociais também sabe que a ideia dessa temporada especialíssima é mostrar muita comida de verdade para todas as ocasiões. E como também fico de olho em vocês nas redes – é só usar a #CozinhaPráticaNoGNT, sei que tem muuuita gente já se esbaldando com as receitas. Preparou o bolo gelado com beijinho? É maravilhoso!!

Veja as receitas do Cozinha Prática

Para seguir nessa energia alto astral, vamos abrir a semana viajando nos sabores da Bahia, depois fazemos uma escala na Itália e terminamos esse roteiro babadeiro na Pérsia, com uma receita toda festeira, daquelas que os amigos chegam com a garrafa de vinho e vão direto para a cozinha espiar o forno. Vai ser divertido. Nos vemos sempre às 21h, no Cozinha Prática.

Terça-feira: DesgOurmetiza, bem!

Receitas: macarrão com sardinha e limão e queijadinha



Uma lata de sardinha, alguns tomates, raspas de limão. Não precisa de muito para preparar um macarrão delicioso. Ô lá em casa! É receita para entrar no dia a dia da casa djá. Terça-feira é sempre o dia daquelas receitas que todo mundo adora, mas nem todo mundo tem uma receita infalível. Sabe a queijadinha? Aquela com casquinha crocante e interior cremosão. Você vai ter uma receita para chamar de sua. <3

Quarta-feira: Três ingredientes, dois cardápios

Receitas: sopa de lentilha na pressão com espinafre, ambrosia, rocambole de espinafre, salada de lentilha com pimentão e coentro

Vamos relembrar o episódio em que a lentilha, o espinafre e o ovo se juntaram num trio para ninguém botar defeito. Sopa de lentilha na pressão com espinafre, ambrosia, rocambole de espinafre, salada de lentilha com pimentão e coentro. Sacou como eles se dão bem?


Quinta-feira: Cozinha a quatro mãos

Receitas: risoto com couve-flor e sálvia crocante

Quando o jornalista Rodrigo Bocardi não está atrás da bancada do jornal, ele fica grudado no fogão. E é ele quem recebo essa semana para me ajudar a contar que alimentação não é assunto de dona de casa: é assunto da casa! Meu amigo, quando tem divisão de tarefas dá até para preparar cardápio com sotaque italiano em pleno dia de semana. Tipo um risoto com couve-flor e sálvia crocantes e tiramisu para a sobremesa. Homens, serião, já para a cozinha!

SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

Receita: Paleta de cordeiro assada, arroz sabzi polo e molho de damasco com vinho.

Sextou! Avisa a turma que vai rolar paleta de cordeiro assada com molho de damasco e um arroz bem diferentão. O sabzi polo tem inspiração persa e é perfeito para receber os amigos. Fim da nossa viagem, pelo menos até a próxima segunda-feira. Nos vemos sempre às 21h, no GNT.


Outros episódios da semana


Segunda-feira: Em tempo real

Receita: frigideira de palmito


Vamos cozinhar juntos um clássico da culinária baiana. Nesta versão de frigideira, quem vai brilhar é o palmito. E quer saber? Invista um tempinho do seu fim de semana preparando leite de coco caseiro. Faz toda diferença no sabor.

Lista de compras (serve até quatro pessoas)

5 ovos
2 toletes de palmito pupunha fresco (cerca de 250 g)
1 batata grande
1 tomate
4 ramos de coentro
½ cebola
1 dente de alho
180 g de coco fresco ralado ou 1 vidro de leite de coco
1 colher (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino (isso vamos precisar sempre!)

UTENSÍLIOS

Panela pequena

Frigideira média de borda alta que possa ir ao forno ou panela média e refratário

2 tigelas pequenas


PRÉ-PREPAROS


Lave e seque o tomate, a batata e o coentro.

Prepare o leite de coco caseiro

Figurino: Cinthia Taranto

Beleza/cabelo: Mima Mizukami

Fotógrafo: Gilberto Jr. e Guillermo White

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha