Uma semana de receitas para preparar sempre

Uma semana de receitas para preparar sempre
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de maio de 2019


Dá para acreditar que estamos na nona semana de Cozinha Prática? Desde o começo dessa temporada – a primeira com episódios de segunda a sexta, foram muuuitas receitas, muitos cardápios que funcionam para as mais variadas ocasiões. Já deu para eleger uma preferida? Posta uma foto com a hashtag #CozinhaPráticanoGNT pra eu ver! Adoro ficar de olho nas minhas receitas assim, espalhadas pelo Brasil inteiro.

Na próxima semana, tem muito mais, claro! Aproveite o fim de semana para comprar os ingredientes e cozinhar comigo em tempo real na segunda-feira. E, na boa, já espie as outras receitas que vão rolar. Você vai querer preparar pra ontem!

sexta-feira: divirta-se

Receita: pavê de banana

Sexta é dia de se divertir na cozinha e vou mostrar o preparo de um pavê de banana com doce de leite todo artesanal. É sobremesa caprichadíssima para o almoço em família. Nos vemos de segunda a sexta, às 21h, no Cozinha Prática.

OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA

Segunda-feira: tempo real

Receita: risoto de cenoura com bife

Nossa cozinhança em tempo real vai ser elegantona! E muito prática. Se você nunca preparou risoto na panela de pressão, prepare-se para ficar viciado nessa técnica. Ele cozinha em 3 minutos, ou seja, é perfeito para fazer no jantar durante a semana. Nesse caso, nem precisa de vinho! Você vai usar caldo de laranja. Fica uma delícia! Segunda-feira vai ser dia de risoto de cenoura com bife. Providencie os seguintes ingredientes:

Lista de compras - serve até 2 porções

1 bife alto de contrafilé (cerca de 200g)
arroz para risoto (vamos usar 1 xícara de chá)
2 cenouras
1 cebola
1 talo de salsão
1 laranja-baía
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1 maço de tomilho (4 ramos)
1 maço de de salsinha (3 ramos)
40 g de queijo parmesão
manteiga (1 colher de sopa)
pimenta calabresa seca (½ colher de chá)
vinagre de vinho tinto (½ colher de chá)
azeite
sal


Lista de utensílios:

1 tigela média
ralador
panela de pressão
panela pequena
frigideira
pinça
peneira
medidores (xícaras e colheres)
tábua
faca

PRÉ-PREPAROS:

Lave e seque as cenouras, o salsão, a laranja-baía, o tomilho e a salsinha.

Terça-feira: desgourmetiza, bem!

Receitas: pernil com molho de abacaxi e pimentão e farofa de biju com castanha-do-pará

O pernil também foi parar na panela de pressão! Nessa receita de pernil com molho de abacaxi e pimentão, o trabalho fica todo para a panela. Se sobrar, não pense duas vezes: com um bom pão, você prepara um sanduíche maravilhoooso! No episódio, vamos de farofa de biju com castanha-do-pará para acompanhar.

Quarta-feira: três ingredientes, dois cardápios

Receitas: charutinho de acelga com frango, brigadeiro de colher com chocolate amargo, filé de frango com acelga refogada e bolo musse de chocolate.

No primeiro cardápio, mostro o preparo de um charutinho de acelga recheado com frango e arroz. Receita boa para preparar no fim de semana e deixar na geladeira (olha o planejamento doméstico aí, gente!). A acelga, aliás, é verdura curinga para ter na lista de compras, dura pra burro (olha o planejamento doméstico esperto aí, gente, 2!). Na sobremesa, um cremossíssimo brigadeiro de colher. "Ah, mas essa receita eu já sei de cor, Rita!". Espera aí, benhê! Este é com chocolate amargo e nibs de cacau. Receita tradicional não precisa ser sempre do mesmo jeito.

Quinta-feira: cozinha a quatro mãos

Receitas: couve-flor e chuchu assados com especiarias, arroz sete cereais frito com gengibre, cenoura e
cebolinha e frango com especiarias e leite de coco

Fake food aqui, não! Meu convidado da semana é o advogado e professor Ronaldo Lemos, apresentador do programa Navegador (GloboNews). Juntos vamos mostrar como diferenciar comida de verdade de comida de mentira. No cardápio, um monte de receitas incríveis para variar o repertório do dia a dia. Tudo com tempero de verdade.