Como planejar as marmitas da semana

Como planejar as marmitas da semana
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de maio de 2016


Encaixar a marmita na rotina depende muito do funcionamento da casa. Para uns, o ideal é tirar um dia para preparar e congelar. Para outros, ter receitas espertas para montar na véspera é melhor. Pode ainda ser que a solução seja uma combinação. O importante é entender as maneiras de tornar o preparo das marmitas mais prático e ir testando para ver o que funciona para você.

O primeiro passo é fazer uma conta de quantas marmitas vai levar por semana e então programar o cardápio da casa durante a semana (faça um planejamento casado: se for ter frango grelhado no jantar, está fácil de programar uma salada de frango para a marmita do dia seguinte).

Você preparar a comida no dia ou na noite anterior (no máximo até 24 horas antes do momento da refeição) ou congelar uma combinação já pronta (veja alguns exemplos abaixo, como o cassoulet com arroz ou o arroz sírio com frango).


Para congelar

Cozinhe o alimento e procure resfriá-lo rapidamente, para preservar a textura e o sabor. Mantenha em recipientes bem fechados para evitar formação de cristais de gelo na comida. Tire do congelador na noite anterior e conserve a marmita refrigerada até o momento de levar; transporte em sacola térmica e mantenha em geladeira quando chegar ao trabalho.

Para montar na véspera ou no dia

Você não precisa cozinhar do zero. Legumes assados, vinagretes, molho de salada, grãos cozidos e arroz cozido duram até 3 dias refrigerados e acondicionados separadamente. Frango já cozido e desfiado também é um coringa. Aí, na hora de montar sua marmita é só escolher a combinação.

Em cima da pinta

O planejamento furou? Monte algo rápido com o que tiver, como saladas, sanduíches e noodles com legumes, verduras e hortaliças, que cozinham rapidinho com água quente (que você adiciona na hora de comer - confira a receita de pote noodles).

Veja aqui uma lista de exemplos de cada um dos casos


Marmitas para montar no dia
Pote noodles de frango
Salada de ervilha, atum e crouton
Abacabacon
Maçã com especiarias

Dá para congelar
Gazpacho a jato
Sopa fria de beterraba (congele sem o creme de leite)
Cassoulet para um
Sopa de salsão
Salada mexicana com músculo (sem coentro)
Sopa de milho com carne seca
Arroz sírio com frango

Para deixar pronto no dia anterior
Salada de grão-de-bico com vinagrete
Arroz sírio prático
Estrogonofe para um
Salada de macarrão com berinjela e purê de beterraba
Croutons de frigideira
Ratatouille com cuscuz marroquino
Salada de grão-de-bico com frango
Galinhada com ervilha e saladinha de tomate