Banner do Blog

Congelamento: abasteça o congelador com boas ideias

Imagem do post

O congelador é um grande aliado da vida real. De um lado, ele pode guardar atalhos – aqueles potes com cenoura ralada, salsão em cubinhos, salsinha e cebolinha picadas, gengibre raladinho para ir direto para a panela nos dias em que a vontade de sacar tábua e faca está em baixa. Do outro, armazena os potes de comida caseira, pronta para ser aquecida, de quem investiu em preparar a mais num dia, para garantir a refeição extra em um de correria. 


Aqui no Projeto Vida Real tem três receitas que contêm dicas super espertas para tirar proveito do congelador:


Quibe assado - você prepara a receita inteira, divide em dois refratários de 1900 ml e assa. Um vai pra mesa, outro vai pro congelador. Para descongelar, o ideal é passar pra geladeira um dia antes e apenas aquecer no micro-ondas. Mas se esquecer, pode descongelar no micro (cerca de 5 minutos).

 

Pernil na pressão - você prepara o panelão de pernil e porciona. Ele rende bem e, além de brilhar no pê-efe, vira recheio de sanduíche, escondidinho e torta. 

 


Risoto cremoso de limão - não, você não vai congelar o risoto. Essa receita tem a dica de adiantar etapas e deixar congeladas. O mais óbvio é ter o caldo de legumes congelado. Mas dá para ir além: você pode congelar os cubinhos de salsão cortado, o alho-poró fatiado e a cenoura ralada. Assim, pula todo o pré-preparo e vai direto para a cozinhança. 

 

Para garantir que não falte ideias, reunimos aqui receitas que congelam bem e atalhos para você abastecer seu congelador de boas ideias.

 

Receitas que congelam bem

Feijão caseiro

Arroz branco

Lentilha do dia a dia

Bolonhesa

Ensopado de frango

Carne de panela desfiada

Boeuf bourguignon

Lasanha de berinjela

Pão de queijo

Bolo de banana com aveia

 

VEJA MAIS IDEIAS NO ESPECIAL CONGELADOR

 

Atalhos para congelar

Aromáticos - dá supercerto congelar cenoura ralada, salsão em cubinhos, rodelas de alho poró e gengibre fatiado fininho ou ralado.

Frutas - quando manga, banana e abacate estiverem ameaçando passar do ponto, corte e congele. Depois é só bater para transformar em sorvete.

Caldos - para preparar risotos, sopas, ensopados e purês caprichados, congele caldo de frango, de legumes e de carne.

Seletas - legumes cortados e branqueados (ou mesmo crus) podem ser congelados em seletas caseiras. No Panelinha a gente tem receita de seleta para sopa, para yakissoba e multiuso

Marinadas - já experimentou congelar o filé de frango em uma marinada caprichada? Na hora de descongelar, a carne vai pegando gosto e a marinada ainda vira um molho delicioso. Veja nossa coleção de receitas.

 

CONFIRA MAIS 11 DICAS DE CONGELAMENTO

 

QUANTO TEMPO OS ALIMENTOS DURAM NO CONGELADOR

Não é porque está congelada que a comida dura para sempre. Confira aqui quanto tempo pode armazenar cada alimento.

Comida caseira: 3 meses

Carne vermelha crua em peça: 4 meses

Carne vermelha moída: 3 meses

Peixe cru: 2 meses

Frango cru:  3 meses

Frutas cortadas: 6 meses

Vegetais crus: 3 meses

Vegetais branqueados: 6 meses