Cardápios de Natal: ceia para 4 pessoas

Cardápios de Natal: ceia para 4 pessoas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de novembro de 2020


Neste ano, muitas famílias vão fazer a ceia no estilo cada-um-na-sua-casa, com direito a videoconferência na hora de comer. Para muita gente, vai ser um Natal menorzinho. Para ajudar a inspirar na escolha das receitas, pedi pra equipe da cozinha do Panelinha sugerir três cardápios de ceias para quatro pessoas. Veja aqui as sugestões:

Frango com erva-doce e estragão


Frango é uma ótima pedida pro Natal (é excelente alternativa ao peru, que a gente só encontra já temperado de fábrica, ou seja, com sabor de ultraprocessado). Você pode, claro, estruturar uma ceia menorzinha em torno de um tradicional frango assado. E temos receitas incríveis, com o frango assado com laranja e alecrim ou o com limão-siciliano e ervas. Mas também pode experimentar essa receita de frango com erva-doce estragão e montar um cardápio simples e elegante.


Entrada: Bruscheta de presunto cru com figo

Principal: Frango com erva-doce e estragão

Acompanhamento: Arroz com amêndoas

Sobremesa: Torta de banana com creme batido e pé-de-moleque com laranja

Pernil na pressão e farofa


Há muitos anos que o pernil na pressão é um hit do Natal Panelinha. Desfiado, úmido e supersaboroso, forma um trio perfeito com a farofa e o chutney. Para quem prefere os clássicos da data, também dá para fazer a ceia menorzinha em torno do tender, um ícone do Natal. Ele rende em torno de seis porções (alguém também pensou em ovos beneditinos com tender no café da manhã do dia seguinte?).


Entrada: Pasta de ervilha e lentilha com cominho, pão italiano e uma refrescante salada de folhas com carambola

Principal: Pernil na pressão

Acompanhamentos: Farofa de castanha-de-caju e chutney de maçã verde:

Sobremesa: Sagu de vinho com creme inglês

Bacalhau e clima de mezzes

Um cardápio inspirado nos mezzes do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Mesmo nas datas comemorativas, a mesa é composta por várias comidinhas que têm o mesmo peso, ou a mesma importância. Para uma ceia com clima bem despojado, lembrando um happy hour.


Brandade de bacalhau com azeite verde

Salada de pimentão marinado

Pão de azeitonas

Salada de grão-de-bico com tomate grelhado e molho de azeite com ovos (indicamos fazer 2 receitas)

Sobremesa: Crumble de uva com maçã com creme inglês