As 20 receitas favoritas da equipe Panelinha 

As 20 receitas favoritas da equipe Panelinha 
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de março de 2020


Este mês, o Panelinha completou 20 anos! Mas, em função da pandemia de coronavírus, o clima não está para festa. Pelo contrário: é hora de ficar em casa e aproveitar para entrar mais na cozinha. Para não passar em branco, resolvemos lançar um desafio que, além de melhorar a alimentação da casa, ainda vai fazer muita gente descobrir na cozinha um refúgio para tempos de incertezas.

Veja como participar do Desafio Panelinha 20 Anos e concorrar a livros e louças

Para dar um empurrãozinho, reuni aqui as 20 receitas favoritas da equipe do Estúdio Panelinha. Não foi fácil para a turma escolher! Já para mim, seria impossível: #ReceitaPanelinha para mim é igual filho, não tem um preferido! (Risos)

E você, já tem uma lista? Pode criar aos poucos, o desafio vai até 23 de maio! Veja as seleção da equipe a seguir.

Carolina Stamillo, chef da cozinha de testes
Receita preferida: BAZARGAN

"Primeira receita do Panelinha que fiz em casa e foi paixão à primeira vista. Desde então, preparo em toda festa ou almoço comemorativo em família."

Ana Paula Almagro, culinarista
Receita preferida: LASANHA DE BACALHAU COM MOLHO BRANCO

"Lasanha é lasanha, né? E se for prática de preparar, melhor ainda. Essa é muito saborosa, cremosa e tem um toque cítrico de limão que deixa o molho branco equilibrado. A melhor parte: pode usar bacalhau congelado – o refogado rápido deixa o peixe saboroso."

Gabriela Funatsu, culinarista
Receita preferida: BATATA AO MURRO DE FRIGIDEIRA

"Amo todas as receitas com batata (viciada!). Acho um ingrediente prático, versátil, curinga para resolver ou completar a refeição. Uma das minhas receitas preferidas é a versão ao murro na frigideira – assim como faço com a rústica, vou preparando versões com as ervas que tenho em casa. Vale citar mais uma? Boeuf bourguignon na panela de pressão elétrica. O sabor fica incrível, a preparação é mais rápida do que na panela tradicional e dá para congelar em porções individuais - ótimo para quando estamos sozinhos em casa e queremos comer algo especial."

Victoria bessel, livros
Receita preferida: MACARRÃO AO LIMÃO

"Fica pronta rapidinho, usa poucos ingredientes e sai do convencional."

Heloisa Lupinacci, editora do site
Receita Preferida: BIFE A ROLÊ RECHEADO COM AMEIXA

"Essa receita tem uma lógica que amo e é a cara do Panelinha: você muda uma coisinha e o preparo fica mil vezes mais interessante. A ameixa (que eu nem gosto) no recheio deixa o preparo instantaneamente mais elegante. Para mim, junta a memória de infância (o repertório pessoal e afetivo) com a ideia de ampliar o repertório e sempre aprender coisas novas."

Camilla Demario, redes sociais
Receita preferida: SOPA DE TOMATE DE FORNO

"A Rita sempre fala: cozinhar é como ler e escrever, ninguém nasce sabendo, mas todo mundo precisa aprender. E depois que aprendi algumas técnicas culinárias com o Panelinha, minha vida na cozinha mudou (para muito melhor!). Mas, confesso, a minha receita favorita do Panelinha é das mais simples: basta colocar os ingredientes na assadeira e deixar o forno fazer o trabalho. Depois é só bater tudo no liquidificador e o resultado é uma sopa cheia de camadas de sabor, apimentada na medida. Perfeita para encerrar o dia bem feliz."

Natália Mazzoni, Acervo e Loja Panelinha
Receita preferida: BOLO DE SORVETE COM CALDA DE CARAMELO

"Quero aproveitar a oportunidade e pedir desculpas à Carolina por todas as vezes que invadi a cozinha de testes para procurar esse bolo de sorvete no congelador. E se você, minha amiga do Panelinha, tentou pegar mais um pedaço na festinha de aniversário e eu já tinha comido tudo antes, desculpe também. É que foi amor à primeira colherada e eu perdi a cabeça algumas vezes... Risos!"

Priscila Mendes, arte e food styling
Receita preferida: OVOS BENEDITINOS

"A graça é que, além de ser uma receita linda, é cheia de técnicas (característica que amo). Mas o passo a passo é tão bem detalhado que fica quase impossível errar. O molho holandês está na minha categoria de molhos favoritos: quem nunca provou, precisa preparar já!"

Amanda Fiorentino, arte
Receita preferida: NHOQUE DE RICOTA COM RASPAS DE LIMÃO E MOLHO DE TOMATE

"Receita surpreendente que tem aquele jeitinho de comida de avó, sabe?"

Sheila Komura, diretora de audiovisual
Receita preferida: COSTELINHA DE PORCO COM MOLHO MEDITERRÂNEO

"Sempre indico para os amigos. Dá para a família toda e é uma delícia. Menção honrosa para as receitas de molho de salada que meus filhos adoram. Ah! Falando das crianças, não posso deixar de citar a massa de pizza."

gabriela borges, editora de vídeo
receita preferida: RISONI NA MANTEIGA

"Sem dúvidas: é prático, rápido e eficiente para a vida corrida que a gente leva. Mas, espera aí! Tem o sagú, a rabanada, socorro! Dá um desconto, estou grávida querendo todas as receitas do Panelinha!"

Danilo Ortiz, editor de vídeo
Receita preferida: chips de couve assada

"Minha vida se divide entre antes e depois dele! Risos. Sempre que recebo amigos em casa, sirvo esses chips e todos mundo fica achando que sou praticamente um cozinheiro profissional. Receita mais simples e certeira que já aprendi."

Fernanda Gushiken, editora de vídeo
Receita preferida: TORTA DE ABÓBORA

"Adoro as especiarias que leva a receita. Especialmente a pimenta-da-jamaica."

Heitor Haruki, editor de vídeo
Receita preferida: musse de chocolate com água

"Simples, rápido e muito chocolatudo! Preparo relâmpago com saída garantida."

Isabela Spector, roteirista
receita preferida: ENSOPADO RÁPIDO DE FRANGO COM CUSCUZ MARROQUINO

"Você coloca tudo em uma panela só é em meia hora tem uma refeição com muitas camadas de sabor e combinações surpreendentes."

Sol Serafim, assistente de direção
receita preferida: feijão tradicional

"Foi uma descoberta! Não só da receita, mas de truques para congelar e variar o refogado."

Carolina Lomelino, produtora
Receita preferida: quiche de alho-poró com alecrim

"O alecrim realça ainda mais o sabor do meu ingrediente preferido, o alho-poró. Dá para preparar em etapas e ainda congelar. Essa quiche é prática e deliciosa."

Marcelo Kron, cinegrafista
Receita preferida: FALAFEL

"Receita que vem com memória afetiva para mim, já que sempre comia falafel no clube com meu pai. O preparo trabalhoso vale a pena."

Rafael Barion, roteirista
Receita preferida: BAIÃO DE DOIS

"Baião de dois é um negócio que me deixa tão impactado que eu sempre achei que fosse um prato de outro mundo – o mundo dos restaurantes. Faltava a Rita fazer essa ponte entre eu e o baião para que eu entendesse que ele cabia na minha cozinha. E cabe melhor do que eu imaginava – na prateleira de mais destaque, entre o boeuf bourguignon e o estrogonofe, outros favoritos do Panelinha lá em casa. Rita me mostrou que o baião é do tipo demorado, mas é zero complicado. Dá para preparar a dois, mas tomando uma taça de vinho, sem pressão. Sempre funciona em público: por aqui, já foi prato para receber os amigos, prato para impressionar os pais, prato da ceia do réveillon… Mas também vai bem sem plateia: é um prato para dois que dura o fim de semana todo e que só melhora na geladeira."

Ilan Kow, marido e sócio no Panelinha
Receita preferida: NHOQUE DE BATATA

"Ainda pequeno, adorava quando chegava na casa da minha avó Tsecha e ela estava na cozinha, preparando nhoque. Ela fazia a massa, eu enrolava, cortava e me sentia superimportante por ajudar numa tarefa de gente grande. Fazer o nhoque me leva para lá de novo"