Ideias para montar sanduíches saudáveis e gostosos

Ideias para montar sanduíches saudáveis e gostosos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de abril de 2020


Muita gente troca o jantar por sanduíche. Para deixar a refeição saudável, o segredo é substituir os ultraprocessados, como pão de fôrma e frios comerciais, por comida de verdade. Como? Se não dá para comprar pão na padaria, que tal preparar pães facílimos, como a piadina ou o chapati?


Para tirar do recheio o peito de peru, cheio de sal, açúcar e aditivos químicos, cozinhe um peito de frango em casa! É muito fácil e fica muito mais gostoso. A seguir você vai ver várias opções, escolha a que melhor encaixa na sua vida.


E por fim, troque o requeijão ou patê feito na fábrica por opções caseiras. Elas duram até cinco dias na geladeira (as que não levam carne ou ovos) – você pode preparar no domingo e garantir pastinha para o sanduíche da semana inteira. Se adiantar os preparos, montar o sanduíche de verdade também pode ser prático.

Peito de frango para sanduíche


Você pode assar um peito de frango para o sanduíche ou preparar o frango no papilote. Pode, também, reaproveitar o peito que usou para o caldo de frango (siga as instruções indicadas na receita para o peito não ficar ressecado) ou a canja.


Para passar no pão

Você caprichou, preparou sua piadina, assou seu peito de frango, agora não vai passar requeijão ultraprocessado no pão, certo?


Você pode preparar seu próprio requeijão – a receita Panelinha é um sucesso, e dura cinco dias na geladeira em pote bem fechado. E olha que ideia boa: você pode aproveitar um delicioso pesto para passar no seu sanduíche! O molho de manjericão dura até quinze dias na geladeira e dá uma boa chacoalhada no sanduíche.

Mas as vantagens de saber cozinhar chegam até o recheio do seu sanduíche: quem sabe cozinhar, varia até o que passa no pão. Dá uma olhada na minha seleção:


Além de requeijão caseiro, também dá para fazer em casa

- queijo cottage

- ricota

- queijo cremoso de iogurte

E você pode incluir grãos e legumes em suas pastinhas. Todas essas opções duram cinco dias na geladeira:


pasta de grão-de-bico com azeite

homus (e suas variações: beterraba, cenoura, abóbora)

muhammara

patê de berinjela assada

Pode também incluir carnes e ovos. Essas opções duram até três dias na geladeira:

- patê de atum

- patê de frango com maçã

- patê de beterraba com sardinha

- pasta de ervilha com abacate

- pasta de ovos

Hortaliças para o recheio

Desde o começo da quarentena estou fazendo uma verdadeira campanha para que você inclua mais hortaliças nas suas refeições. Não ia ser diferente com o sanduíche. Separei receitas que duram até cinco dias na geladeira e deixam o sanduíche muito mais gostoso.

- salada de pimentão marinado

- salada de berinjela com castanha-do-pará

- picles de beterraba

- abobrinha grelhada com molho de azeitonas

- relish de pepino

- escarola refogada

- rodelas de tomate assado com parmesão e azeitona preta

- salada picadinha

- salada de escarola com queijo azul e nozes

- cogumelo grelhado

- erva-doce salteada com pimentão

Para variar o peito de frango

- pernil de porco na pressão

- carne louca acebolada

- carne de panela desfiada

- falafel

- salpicão de frango

E quando bater aquele probleminha de falta de ideia ou dúvida de como combinar recheios, passeie pelo especial Sanduíches do site Panelinha. Você vai ver um monte de combinações inspiradoras.